1 evento ao vivo

São Paulo

Famoso ponto turístico, Mercadão já abrigou armas e munições

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
chada do Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1933
chada do Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1933
Foto: Martin Kalfatovic/ Creative Commons

Ele atende pelo nome de Mercado Municipal de São Paulo, mas pode chamá-lo de Mercadão. Considerado um ponto turístico da capital paulista, trata-se de um edifício histórico de 12.600 metros quadrados com quase 300 boxes, onde é possível encontrar uma grande variedade de frutas, oleaginosas, chás, queijos, frutos do mar, carnes e outros alimentos.

Inaugurado em 1933 para substituir um mercado a céu aberto da rua 25 Março, no centro, o prédio é um dos remanescentes do século 19. Histórico, serviu de galpão de armas e munições na época da Revolução Constitucionalista de 1932.

Os vitrais do prédio merecem um parágrafo à parte. Eles retratam a produção de vegetais em São Paulo e são assinados pela artista russo Conrado Sorgenicht Filho, responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de outros 300 edifícios da cidade. Se hoje são preservados, no passado tais peças de vidro eram constantemente destruídas pelos soldados para praticar tiro ao alvo.

Mortadela e pastel
Ao longo dos anos, o Mercadão passou por uma série de reformas, mas com poucas alterações no projeto original. Visitar o local é uma oportunidade de conhecer um dos mais notáveis prédios de São Paulo e, por que não, experimentar os tradicionais sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, ambos no mezanino – de onde tem-se uma bela vista dos vitrais e da movimentação do local. O único problema é conseguir um lugar para estacionar, já que as vagas disponíveis na frente do prédio estão ocupadas na maioria das vezes.

Serviço

Mercado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306, Bom Retiro
Tel.: 11 3313.7456
De segunda a sábado, das 6h às 18h
Domingo das 6h às 16h

 

Veja também:

Como fazer rabo de galo, o verdadeiro coquetel brasileiro
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade