PUBLICIDADE

Lima

Chef de Lima em lista global faz da cozinha seu laboratório

ver comentários
Publicidade
O jovem chef Virgilio Martínez colocou seu restaurante, o Central Lima, na lista dos 50 melhores do mundo ao criar pratos sofisticados com ingredientes exóticos do Peru
O jovem chef Virgilio Martínez colocou seu restaurante, o Central Lima, na lista dos 50 melhores do mundo ao criar pratos sofisticados com ingredientes exóticos do Peru
Foto: Musuk Nolte/Divulgação

A culinária do Peru é famosa no mundo inteiro pela capacidade que seus chefes têm de misturar ingredientes locais com elementos da cozinha internacional. E o mais novo destaque do país na área é o restaurante Central Lima, eleito esta semana o 50º melhor do mundo pela revista inglesa “Restaurant”.

A casa, localizada no badalado bairro de Miraflores, é comandada pelo jovem chefe Virgilio Martínez, que faz da cozinha um verdadeiro laboratório. Ele aposta em sabores extraídos de ervas, tubérculos e frutas típicas do país. Inaugurado em 2009, o Central Lima vem ganhando reputação rapidamente e já abriu uma filial em Londres.

O restaurante, que tem capacidade para receber 80 pessoas, tem o cardápio alterado seis vezes ao ano, acompanhando as mudanças climáticas do Peru. Martínez aproveita ingredientes encontrados tanto na selva amazônica, como o pirarucu, quanto na cordilheira dos Andes, como certas variedades de batatas, e também não hesita em incorporar elementos que o impressionaram em suas viagens pelo mundo, como o azeite espanhol ou o gulab jamun, uma sobremesa indiana feita com queijo.

O sucesso do local não veio por acaso. Antes de abrir seu próprio restaurante, Martínez passou por cozinhas famosas, como a do Four Seasons, de Singapura, e a do Lutèce, em Nova York. Ele também é discípulo do renomado chef Gastón Acúrio, grande responsável por internacionalizar a cozinha peruana. Martínez foi responsável por abrir filiais da casa de Acúrio em Bogotá e em Madri.

O conceito de “restaurante laboratório” foi levado ao extremo pelo jovem chef em meados do ano passado, quando ele inaugurou o Senzo Restaurante, na cidade de Cusco. O cardápio revolucionário traz inúmeros ingredientes locais, identificados após uma profunda pesquisa dele e de sua equipe pela região dos Andes.

Serviço

Central Lima
Rua Santa Isabel, 376, Miraflores, Lima
+511 242 8515

Senzo Restaurante
Plaza Nazarenas, 144, Cusco
+518 424 6983

 

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade