PUBLICIDADE

Conheça 10 praias diferentes ao redor do mundo

ver comentários
Publicidade

Existem praias pretas como carvão ou brancas como a neve. Algumas delas têm areia de pedra, outras de vidro. São muitas diferentes espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O Lonely Planet fez uma seleção das 10 mais marcantes.

As erupções vulcânicas modelaram milhares colunas de basalto colocadas como tubos ocupando a região que seria da areia
As erupções vulcânicas modelaram milhares colunas de basalto colocadas como tubos ocupando a região que seria da areia
Foto: Getty Images

Bowling ball beach, California
O nome diz tudo: a Bowling Beach Ball tem grandes pedras como as de boliche (elas chegam até um metro de diâmetro) espalhadas em fila ao longo costa. Mas, esta praia da Califórnia é mais notável por sua areia verde e marés evanescentes do que pelas próprias rochas. As pessoas a visitam principalmente para o surf, pesca, piqueniques, ou simplesmente para assistir o pôr-do-sol.

Glass Beach, Califórnia
Esta praia, coberta com pequenas pedras de vidro coloridas, é um bom exemplo de como a natureza consegue transformar lixo em algo bonito. Até o final dos anos 60, as pessoas jogavam tudo, desde carros antigos até eletrodomésticos, por lá. A praia estava cheia de metal, vidro e escombros, mas o mar se transformou em uma máquina incrível e, como um moinho enorme, cortou tudo em pequenos pedaços. Agora não é mais permitido jogar qualquer coisa lá. A praia parece uma loja de pedras preciosas e, quando com sol, fica com um efeito dramático, refletindo sobre os milhares de pedaços de vidro.

Harbour Island, Bahamas
Nesta praia a areia é rosa, mas tem uma explicação: as partículas de coral são misturadas com grãos de areia branca na costa oriental de Harbour Island.

Prince William Sound, Alasca
Nem sempre as praias servem para nadar ou tomar sol. A prova está no Golfo do Alasca. O gelo toma conta do mar, o ar é frio e puro, os picos são refletidos nas águas cristalinas e a areia é negra e emoldurada por colinas verdes e azuis. As praias estão cheias de vida, com lontras, águias, baleias e ursos.

Perissa, Santorini
Perissa é a mais bela praia de Santorini. É pública, tem areia preta e é guardada por enormes rochas. A praia é longa e recomendada para uma caminhada, por exemplo. Se quiser fazer uma pausa, a poucos metros da praia fica o Stelios Place, com seus terraços brancos, piscinas e café da manhã. Outra dica: quem for caminhar na praia deve usar sandálias porque a areia tem algumas armadilhas.

Rainbow Beach, Austrália
Existem milhares de praias no mundo onde você pode ver um arco-íris espetacular, mas poucos como em Raibow Beach, uma praia perto de Fraser Island (maior ilha de areia do mundo). Além disso, há mais para ver na ilha, como por exemplo, os golfinhos que aparecem no início da manhã.

Vik Beach, Islândia
A Islândia é uma ilha estranha e por isso que não seria raro encontrar seres míticos. Segundo a tradição popular, um dos lugares fáceis de vê-los é na praia de Vik, na costa sudoeste da Islândia. A região é o lugar mais chuvoso do país. As ondas a batem na areia preta que deixa a imagem bastante carregada. Não há muita coisa para fazer em Vik.

Giant's Causeway, Irlanda do Norte
As erupções vulcânicas modelaram milhares colunas de basalto colocadas como tubos ocupando a região que seria da areia. A mitologia local diz que o guerreiro Finn McCool e um gigante escocês, depois de trocarem ameaças, começaram a construir, cada um no seu lado, um caminho para alcançar o outro. A geologia apoia este mito: existem estruturas semelhantes no lado escocês.

Papakolea, Havaí
As ilhas vulcânicas do Havaí não são geralmente brancas porque a areia é misturada com ébano preto. Embora não seja verde esmeralda, ele tem um tom esverdeado devido aos cristais de olivina (conhecido como o "diamante havaiano") depositados sobre ele depois de uma erupção vulcânica há cerca de dez mil anos. À medida que os cristais são mais pesados do que outros materiais vulcânicos, a praia torna-se ainda mais verde. No futuro, quando a olivina desaparece completamente, a praia será cinza. Você só pode encontrar praias semelhantes nas Ilhas Galápagos.

Chandipur, Índia
Na Chandipur, no sul da Índia, o mar faz um truque de mágica e vai embora. Quando a maré baixa, desaparece por cerca de 5 km. Enquanto ele não aparece de novo, é possível passear  pelo que seria o fundo do mar e observar conchas e pequenos caranguejos vermelhos.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade