PUBLICIDADE

Pomerode: restaurantes na Rota do Enxaimel e além

Casas que servem o melhor da culinária alemã e também italiana

13 abr 2024 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

Localizada no Vale Europeu catarinense, Pomerode tem uma forte conexão com a colonização alemã que ocorreu por ali durante o século 18. E o testemunho disso pode ser notado na arquitetura, nas festividades e, claro, na gastronomia. Ali, há restaurantes que servem culinária alemã e também italiana.

A gastronomia alemã tem ótimos representantes em Pomerode; o Biergarten Pomerânia é um deles
A gastronomia alemã tem ótimos representantes em Pomerode; o Biergarten Pomerânia é um deles
Foto: Biergarten Pomerânia/Divulgação / Viagem e Turismo

Na Rota do Enxaimel, passeio reconhecido como destino sustentável pela Green Destinations, há três opções interessantíssimas, mas é no Centro de Pomerode que se concentra o burburinho gastronômico. Conheça as melhores opções de restaurantes na cidade: 

Rancho Lemke 

Localizado numa casa construída em 1875 que faz parte da Rota do Enxaimel, o Rancho Lemke serve pedidas tipicamente alemãs como o marreco, joelho de porco e salsichas. De quarta a sexta, o restaurante funciona no sistema a la carte e, aos fins de semana, é servido um buffet livre, também com culinária alemã. O lugar também serve pizzas. 

Endereço: Rua Testo Alto, 4895

Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 11h30 às 15h

Rota da Truta 

A Rota da Truta serve sete receitas feitas com o peixe: com castanhas; alecrim; alho e óleo; alho poró com tomate cereja; alcaparras com champignon; maçãs caramelizadas; e truta frita. Os pratos são servidos em sistema de rodízio e acompanham salada, polenta frita, arroz, pão e patê e pirão feitos com truta. Os peixes são pescados na cidade vizinha Rio dos Cedros.

Endereço: Rua Testo Alto, 5280

Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e sexta-feira das 11h30 às 14h30; sábados e domingos das 11h30 às 15h. Fechado às quintas

Spätzle Restaurante 

O carro-chefe da casa é a massa alemã que dá nome ao restaurante, que é produzida de forma artesanal. Além disso, o lugar serve outros pratos autênticos da culinária alemã como joelho de porco, currywurst (que é uma salsicha de porco temperada à base de curry), hackepeter, entre outros. 

Endereço: Rua Testo Alto, 2065

Horário de funcionamento: domingo, segunda e quinta-feira das 11h às 21h; terça-feira das 11h às 17h; sexta-feira e sábado das 11h às 22h. Fechado às quartas

Biergarten Pomerânia 

O Biergarten Pomerânia é uma simpática (e deliciosa) opção no Centro de Pomerode. Na área externa, há um palco onde acontecem apresentações e até competições entre os clientes, como por exemplo quem consegue segurar um caneco de chopp por mais tempo sem derramar. Não deixe de pedir o torresmo de barriga, que praticamente derrete na boca. Outra boa pedida é o schnitzel, que acompanha batata frita ou maionese de batata. Há chopes artesanais e vale pedir a régua de degustação, que vem com cinco copos de 150 ml.

Endereço: Rua XV de Novembro, 367

Horário de funcionamento: segunda, quinta e sexta-feira das 11h45 às 16h e das 18h às 22h; sábado das 11h30 às 23h; domingo das 11h30 às 16h. Fechado às terças e quartas-feiras.

Wunderwald 

Um dos restaurantes mais tradicionais de Pomerode fica na rodovia que vai da cidade até Blumenau, também em uma casinha em enxaimel. Além dos pratos tipicamente alemães, também há culinária italiana por lá. Não esqueça de deixar um espacinho para a sobremesa: o restaurante possui um buffet de doces, que está incluso. 

Endereço: Rua XV de Novembro, 8444

Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira das 11h30 às 15h e das 18h às 22h; quinta e sexta das 11h30 às 15h30 e das 18h às 22h; sábado das 11h30 às 16h e das 18h às 22h30; domingo das 11h30 às 16h.

La Spezia 

A casa de massas, que já existe há mais de 30 anos, funciona apenas à noite. O restaurante serve clássicos da culinária italiana como o Capeletti in Brodo, mas também pratos mais autorais como o Ravioli Pomerode (mini raviolis recheados de linguiça húngara com queijo raclete Vermont na manteiga e tomilho) e o Gnocchi Vale do Testo (gnocchis com queijo Vale do Testo Vermont cobertos com molho de tomate e gratinados), produzidos com insumos locais. 

Endereço: Rua Luiz Abry, 1206

Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h às 23h

Funiculì Funiculà 

Em ótima localização no Centro de Pomerode, o Funiculì Funiculà serve massas clássicas italianas feitas de forma artesanal na casa, tanto no sistema de rodízio quanto a la carte. 

Endereço: Rua Hermann Weege, 243

Horário de funcionamento: quarta-feira a sábado das 11h30 às 15h e das 18h30 às 22h; domingo das 11h30 às 15h. Fechado às segundas e terças-feiras

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade