PUBLICIDADE

Paixão por livros: hotéis com decoração inspirada na literatura

No Dia Mundial do Livro, confira cinco hospedagens repletas de livros e cantinhos aconchegantes para leitura

23 abr 2024 - 10h22
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Ler pode até ser como viajar sem sair de casa, mas quando a literatura se une a uma escapada real, a viagem se torna mais interessante. Nessa terça-feira, 23 de abril, Dia Mundial do Livro, selecionamos cinco hotéis ao redor do mundo com decoração inspirada no universo literário para você viajar para além das páginas:

Nova York: a Library Hotel foi inspirada pelo universo das bibliotecas
Nova York: a Library Hotel foi inspirada pelo universo das bibliotecas
Foto: //Divulgação / Viagem e Turismo

1. Pousada Literária de Paraty - Rio de Janeiro, Brasil

A Pousada Literária é a pousada oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro. A hospedagem tem  suítes espaçosas e aconchegantes em casarões coloniais ao redor de um jardim. Mais de 1.500 livros e filmes ficam à disposição dos hóspedes em prateleiras nas áreas comuns, além dos quartos com cantinhos especiais para leitura. 

Ao lado da pousada, a Livraria das Marés é uma referência de literatura na cidade, afinal abriga sete mil livros em um casarão histórico. Além da leitura, a pousada se destaca pelos passeios sustentáveis, como a trilha pela mata preservada da Fazenda Bananal.

2. Library Amsterdam - Amsterdã, Holanda

Construído em uma histórica casa de canal do século 18, mas mantendo as suas características e arquitetura originais, o hotel foi inspirado na Biblioteca Pública da Holanda, localizada em frente à hospedagem. 

A proximidade motivou a construção de uma biblioteca no próprio hotel. Com estantes do chão ao teto, o espaço possui uma vasta seleção de livros, que podem ser lidos no mezanino com a companhia de um café ou um chá gratuitos durante todo o dia.

3. Library Hotel - Nova York, Estados Unidos

O hotel está decorado no estilo de uma biblioteca tradicional americana e conta com livros por todos os lados, inclusive dentro dos quartos - no total, há seis mil exemplares espalhados por toda a hospedagem. Todas as 60 acomodações foram decoradas com móveis de madeira.

O tema dos andares do hotel segue as categorias da Classificação Decimal de Dewey, utilizada na organização de bibliotecas. O 11º por exemplo, foi associado à classe 100 do sistema, então está decorado com elementos e livros que remetem à filosofia. Além de ler os livros que ficam à disposição dos hóspedes, também é possível visitar a Biblioteca Pública de Nova York, perto do hotel.

4. The Old Bookstore - Flateyri,   Islândia

O hotel fica no vilarejo de Flateyri , na Islândia , onde a população mal chega a 200 habitantes. A livraria Old Bookstore está de pé desde 1914 e permanece como um negócio familiar; a quarta geração de Jón, o fundador da loja, é quem administra os negócios. Hoje, a livraria se tornou um sebo que vende livros usados por peso.

Os hóspedes podem ficar na pitoresca casa de madeira do século 19, onde Jón morou por 70 anos e que agora funciona como um bed and breakfast no mesmo edifício da livraria. São três quartos de casal, dois banheiros e uma cozinha compartilhada com vista para as montanhas e fiordes.

5. Wine & Books Hotel - Porto, Portugal

A luxuosa hospedagem tem um bar de vinhos aberto para o público e livros que ocupam estantes na recepção. O hotel organiza clube do livro tendo como pauta autores portugueses.

O hotel fica a poucos minutos de caminhada da tradicional Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo. A loja tem arquitetura neogótica com bustos de escritores portugueses e um vitral no teto. Por muito tempo, fãs da saga Harry Potter acreditaram que o espaço havia inspirado J. K. Rowling na criação das histórias, mas a autora desmentiu o boato em 2020.

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade