PUBLICIDADE

Onde ficam as montanhas-russas mais radicais do mundo

Tem a mais alta, a com mais voltas e a mais íngreme [...]

1 mar 2024 - 07h58
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde que surgiu na Rússia, no século 15, a montanha-russa já ganhou diferentes versões.

Embora o empresário LaMarcus Adna Thompson tenha patenteado o primeiro brinquedo do gênero, em 1884, a primeira versão mais próxima ao que conhecemos hoje data de 1784, quando foi inaugurado em São Petersburgo um brinquedo com carruagens que subiam e desciam pequenas colinas por meio da força da descida inicial.

Porém, atualmente, esses brinquedinhos de dar frio na barriga (e que a agente tanto gosta) estão cada vez mais arrojados.

Tem a mais alta, de onde o visitante despenca a uma altura equivalente a um prédio e 45 metros, a com mais voltas (14 loopings) e a mais íngreme, uma queda a um ângulo de 121 graus e com vista de um dos cartões postais mais famosos do Japão.

Conheça as montanhas-russas mais diferentes do mundo

Onde ficam as montanhas-russas mais radicais
Onde ficam as montanhas-russas mais radicais
Foto: Viagem em Pauta

A mais alta

Nova Jersey - Estados Unidos

Fundado há 50 anos, o parque Six Flags Great Adventure abriga a Kingda Ka, considerada a montanha-russa mais alta do mundo (139 metros de altura) e a mais rápida da América do Norte, cuja pista em U é o equivalente a despencar de um edifício de 45 andares.

A uma velocidade de mais de 200 km/h, o visitante conclui o circuito de quase 1 km, em 50 segundos.

Kingda Ka
Kingda Ka
Foto: Reprodução / Viagem em Pauta

A mais íngreme

Fujiyoshida - Japão

Apesar de já ter uma concorrente indoor, no Nickelodeon Universe, em New Jersey (EUA), a Takabisha, no parque Fuji-Q Highland, é a mais íngreme do mundo, por conta de sua queda a um ângulo de 121 graus.

São 1.004 metros de extensão, percorridos em 2m50s, a uma altura de 43 metros e velocidade de 100 km/h. Mas o melhor mesmo é o visual desse parque japonês com vista para o Monte Fuji.

Takabisha
Takabisha
Foto: Reprodução / Viagem em Pauta

Mais longa e mais alta de trilho único

Los Angeles - EUA

A montanha-russa da Mulher-Maravilha (Wonder Woman Flight of Courage), no Six Flags Magic Mountain, tem cerca de 1 km de extensão, 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares e atinge uma velocidade de 93 km/h.

Montanha-russa da Mulher-Maravilha
Montanha-russa da Mulher-Maravilha
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

A mais rápida

Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

A 20 minutos do aeroporto, o Ferrari World abriga a Formula Rossa, montanha-russa que atinge 240 km/h em apenas 4.9 segundos.

Inspirado no Autódromo de Monza, na Itália, seu percurso de pouco mais de dois quilômetros de extensão dura 1m32s e atinge altura máxima de 52 metros, o equivalente a um edifício de 15 andares.

Formula Rossa
Formula Rossa
Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

A mais longa

Kuwana - Japão

Com cerca de 60 atrações, o Nagashima Spa Land é o maior parque de diversões do Japão, cujas principais atrações são as montanhas-russas.

O destaque é a Steel Dragon 2000, brinquedo com 2.479 metros, o que faz dela a mais extensa do mundo. É considerada também a segunda mais alta, atingindo uma altura de 97 metros.

Steel Dragon 2000
Steel Dragon 2000
Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

Com mais voltas

Staffordshire - Reino Unido

Com 14 loopings, a The Smiler fica no parque Alton Towers e é considerada o brinquedo do gênero com o maior números de inversões.

A uma velocidade de até 85 km/h, chega a 30 metros de altura e tem 1.170 metros de extensão.

The Smiler
The Smiler
Foto: Reprodução / Viagem em Pauta

De madeira

Nessa categoria, dois parques estão empatados na categoria "montanha-russa de madeira mais alta do mundo": a T Express do parque Everland, na Coreia do Sul, e a Wildfire, no Kolmården Wildlife Park, na Suécia.

Ambos brinquedos têm 56 metros de altura e atingem mais de 100 km/h.

Wildfire
Wildfire
Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

Com música

Orlando - Estados Unidos

O Universal Studios Florida abriga a Hollywood Rip Ride Rockit, que sobe a 90 graus, a uma altura equivalente a 17 andares, uma das mais altas da região, e a uma velocidade de 105 km/h.

Mas esse brinquedo está aqui não só pela altura, mas pelo "serviço" extra oferecido. Ao apertar o cinto, o visitante pode escolher a trilha sonora que vai ouvir, com gêneros de músicas pop, rap, rock, country e eletrônico.

Hollywood Rip Ride Rockit
Hollywood Rip Ride Rockit
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Montanha-russa aquática mais alta

Texas - EUA

Com quase 25 metros de altura, a Massiv Monster Blaster, no parque aquático Schlitterbahn, tem acesso por uma escada de 123 degraus e circuito com tecnologia que impulsiona o visitante por trechos aberto e fechado, em meio a túneis coloridos.

Massiv Monster Blaster
Massiv Monster Blaster
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade