Ministério do Turismo lança guia turístico para portadores de deficiência
O Ministério do Turismo lançou nesta terça-feira o "Guia Turismo Acessível", uma página na internet na qual os turistas poderão registrar e avaliar os estabelecimentos em função do nível de acessibilidade para os usuários com algum tipo de deficiência.
" O objetivo é que a interação com o usuário construa um guia de referência para o turista com deficiência, mapeando os principais estabelecimentos de acordo com o grau de acessibilidade", declarou o ministro do Turismo, Vinícius Lages, que acredita que a ferramenta também pode ser uma boa vitrine para o setor.
O guia inclui dados sobre a existência de rampas nos hotéis, cardápios em braille nos restaurantes e banheiros adaptados nos estabelecimentos, assim como informações legais e dos direitos dos consumidores.
A navegação da página está totalmente adaptada para os usuários com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual, e deve receber novas funcionalidades nos próximos meses, oferecendo a possibilidade de deixar comentários e compartilhar fotos dos lugares avaliados.
O Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo necessidade especial, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e este programa se soma a um pacote de medidas para a inclusão social e acesso à atividade turística das mesmas.