Conheça as cinco melhores praias da República Dominicana
A lancha está pronta para a viagem. Da praia de Bayahibe, na costa caribenha da República Dominicana, ela parte para uma viagem de quarenta minutos à Ilha Saona, um dos destinos mais paradisíacos do País. O caminho de ida é cheio de agradáveis surpresas. Além de um rápido mergulho nas águas de cor azul-piscina, é possível avistar pequenas praias quase desertas e a "pororoca dominicana". É ali que as águas do Mar do Caribe se encontram com o Oceano Atlântico, em uma mistura de tons de azul. Em Saona, a traqüilidade do mar deixa um rastro de algas e cascalhos por toda a costa da ilhota, considerada uma das cinco praias dominicanas mais bonitas.
» Veja mais fotos das praias
» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias
Visitada diariamente por cerca de 300 turistas na alta temporada, a praia não tem restaurantes, pequenas pousadas ou hotéis. O almoço é servido pela mesma empresa encarregada de levar os grupos de lancha ou catamarã, em um quiosque. O cardápio, quase brasileiro, leva arroz, feijão, salada e carne feita na churrasqueira. A diferença fica com o toque reforçado de coentro.
A tarde na Ilha Saona passa rápido. Sem o burburinho das praias badaladas ou a algazarra de crianças, as areias brancas e finas são um chamariz para as tardes de descanso e banho de sol. Para quem prefere uma caminhada, o ideal é que se vá calçado. Os pequenos cascalhos ocupam toda a costa da ilhota e machucam os pés.
Apesar de ser um dos destinos mais conhecidos e procurados da República Dominicana, a Ilha Saona divide o ranking das melhores praias do País com Punta Cana, Las Terrenas, Sosúa e Rincón. Com águas caribenhas e paisagem paradisíaca, os destinos ajudaram a atrair os 4,4 milhões de turistas, que desembarcaram em 2008 no País.
Conheça as melhores praias da República Dominicana:
Punta Cana
Paraíso de turistas americanos e europeus, Punta Cana detém os maiores e melhores resort da República Dominicana. Com dezenas de praias banhadas pelas águas caribenhas, o local esbanja luxo e conforto. É comum, por exemplo, se deparar com banhistas à beira mar sendo servidos por funcionários dos hotéis costeiros.
Com ares de cidade artificial, Punta Cana deixa um pouco de lado a cultura caribenha para apostar na tradição internacional. No cardápio dos restaurantes locais, dificilmente se encontra receitas e pratos locais. É mais fácil degustar um ovo mexido com bacon do que experimentar o peculiar Sancocho (que mistura arroz, coentro, banana, abóbora, batata, mandioca, sete tipos de carne, frango e cordeiro).
Las Terrenas
Com as ruas lotadas de motoconchos (o moto taxi dominicano), Las Terrenas é uma pequena vila pesqueira ao norte da Península de Samaná. A primeira vista a praia parece deserta, mas durante o dia ela é ocupada por centenas de turistas. Cerca de 3.000 quartos de hotéis hospedam turistas americanos e europeus, que chegam ao local em busca de tranqüilidade e sossego.
Sosúa
Cidade mais importante da costa norte do País depois de Puerto Plata, Sosúa é uma das praias com a maior presença de nativos. Os dominicanos costumam dividir as areias com os turistas hospedados nos hotéis locais. Águas claras em tons de azul-esverdeado são o cenário para os principais atrativos da praia: o scuba diving e o mergulho.
Rincón
Localizada na extremidade oriental da Península de Samaná, a praia é um dos destinos menos conhecidos pelos turistas. Seus isolamento e os três quilômetros de areia branca e coqueiros altos fazem do local uma das paisagens mais bonitas e preservadas da República Dominicana. Daí a falta de hospedagem. O ideal é que se fique em uma das cidades vizinhas, como Las Galeras.
Ilha Saona
Para chegar à ilha, é preciso que se parta em uma das lanchas da costa de Bayahibe, localizada a uma hora de Bávaro e Punta Cana. A viagem não sai por menos de US$60 por pessoa, mas o passeio é inesquecível.
No caminho de ida, são comum as pequenas paradas para o snorkeling ao redor da lancha. Mas nem tente levar uma das milhares de estrela do mar, de cor bem avermelhada, para casa. Na primeira tentativa, a gritaria dos guias é tão grande que é quase impossivel (por pura vergonha) arriscar de novo.
De areia bem fina e água morna, a Ilha Saona é dividida em blocos pelas empresas que fazem o transporte de lancha ou catamarã. Os grupos de turistas são recebidos por vendedores afoitos em vender produtos típicos e por refrescos artificiais de sabor bem doce. Mais ao fundo da ilha, é possível ver algumas das poucas casas de madeira de moradores locais. Pintadas em cores fortes, como verde e azul, elas são quase uma raridade e ganham discreção ao fundo dos altos coqueiros da praia.
* A jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo da República Dominicana e da Copa Airlines.