3 eventos ao vivo

Caribe

Descubra os melhores lugares para praticar snorkel nas ilhas

14 jan 2013
07h12
atualizado às 07h12
  • separator
  • 0
  • comentários

Quem sonha em explorar a vida marinha, mas ainda não tem as habilidades dos mergulhadores profissionais, não precisa desistir do desejo. O snorkeling, também chamado de snorkel e apneia, é o esporte ideal para quem quer curtir as cores do mundo aquático sem se distanciar da superfície.

A prática de snorkel é perfeita para conhecer o mundo subaquático sem se afastar muito da superfície
A prática de snorkel é perfeita para conhecer o mundo subaquático sem se afastar muito da superfície
Foto: Shutterstock

Os equipamentos necessários para a prática são simples: máscara (para que o mergulhador mantenha os olhos abertos enquanto estiver na água, livre de irritações), tubo respiratório (chamado de snorkel) e pés de pato (que oferecem propulsão). Reunidos, possibilitam que o mergulhador tenha uma experiência de exploração segura, sem a necessidade de treinamentos.

Além da união desses aparelhos, o local escolhido para a prática também influencia para que o passeio subaquático seja bem aproveitado. As regiões costeiras do Caribe, por exemplo, possuem águas transparentes, com rica fauna e flora, o que explica facilmente a popularidade do snorkeling na região.

Confira, a seguir, oito dicas de destinos onde a prática de snorkel é comum.

Stingray City
Nas águas rasas de Stingray City, localizada a noroeste de Grand Cayman (Ilhas Cayman), os praticantes de snorkel podem nadar com as raias. Os animais aquáticos se reuniram na região há décadas e, hoje, relacionam o som dos barcos de passeio à comida, devido à tradição dos mergulhadores de alimentar os bichinhos.

The Baths
Situado nas Ilhas Virgens Britânicas, The Baths é um local perfeito para explorar a vida marinha. Com poços, grutas, corais e pedras enormes, essas águas são muito procuradas pelos fãs de snorkeling. Mas atenção: deve-setomar cuidado com as ondas vindas do norte, que tendem a ser revoltas. Por isso, é importante consultar o serviço de meteorologia local, além de estar junto com profissionais.

Bloody Bay Wall
O Bloody Bay Wall, localizado na costa norte de Little Cayman (Ilhas Cayman), é um penhasco submarino conhecido pelos fãs de apneia como propício para mergulhos deslumbrantes. Corais com plantas exóticas surpreendem qualquer mergulhador, assim como as espécies que transitam por essas águas, como tartarugas, barracudas e até mesmo tubarões.

Playa del Carmen
Localizada na península de Yucatán, Playa del Carmen é um dos locais mais badalados do Caribe e também um destino perfeito para quem procura águas próprias para praticar snorkeling. As águas claras possibilitam olhar bem de perto a vida marinha da região, na qual não faltam corais e peixes exóticos.  

Soufrière Marine Reserve
A baía de Soufrière Marine Reserve, em Dominica, é a cratera de um vulcão extinto e, por isso, atrai esportistas aquáticos de diversos países. O lugar é separado por zonas, sendo duas delas propícias à prática de snorkel. Diversidade de corais, peixes e formações rochosas são encontradas sem esforço na localidade.
  
Baby Beach
A praia Baby Beach, em Aruba, é famosa por ser uma das praias mais rasas do Caribe, atraindo muitos pais com crianças pequenas. As águas claras e perfeitas para snorkeling adulto e infantil estão repletas de peixes coloridos, sendo que barracudas, lulas e enguias aparecem com frequência.

Playa Kalki
Ao lado de um vilarejo de pescadores de Curaçao, encontra-se a Playa Kalki, onde a prática de apneia é quase uma obrigação para todos os turistas. Corais com esponjas e peixes coloridos encantam os olhos de quem se refresca nas águas cristalinas.

Buck Island Reef Nacional Monument
Localizado nas Ilhas Virgens, o Buck Island Reef Nacional Monument é um verdadeiro paraíso aquático. Muito próxima da superfície, a vasta quantidade de espécies de bichos e plantas atrai quem gosta de mergulhos rasos. Tartarugas e tubarões marcam presença na praia.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade