PUBLICIDADE

Guia Michelin cria prêmio para os melhores hotéis da França

Publicação criou um estilo de premiação similar aos restaurantes, mas no lugar de estrelas entraram de uma a três chaves

10 abr 2024 - 15h27
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Guia Michelin divulgou, nesta segunda-feira (8), uma seleção com os 189 melhores hotéis na França. É a primeira vez que o guia premia estabelecimentos de hotelaria e, para isso, um novo sistema de categorização foi implementado: no lugar das  tradicionais estrelas que há décadas são conferidas aos restaurantes, o Michelin lançou mão de um critério que premia hotéis com uma, duas ou, a mais alta distinção, com três chaves. A premiação surge na carona do 50 Best, franquia já consagrada mundialmente com prêmios conferidos a restaurantes, bares, vinícolas e, em 2023, foi a vez dos hotéis.

Um dos hotéis premiados com três chaves Michelin fica dentro do Palácio de Versalhes
Um dos hotéis premiados com três chaves Michelin fica dentro do Palácio de Versalhes
Foto: Airelles Château de Versailles/Divulgação / Viagem e Turismo

O método de avaliação segue a mesma linha dos restaurantes: os jurados se hospedam anonimamente e, ao final, pagam a conta. Já os critérios de avaliação são cinco: grau de excelência da arquitetura e do design; qualidade e regularidade do serviço; personalidade; relação custo-benefício e integração do hotel com o destino.

Ao todo, 24 hotéis receberam as três chaves, que, de acordo com o Guia, indicam uma estadia extraordinária - e 9 deles ficam em Paris: Villeroy, La Réserve, Saint James, Four Seasons George V, Cheval Blanc, Ritz, Le Bristol, Le Meurice e Plaza Athénée. 

O icônico Ritz, em Paris, recebeu três chaves Michelin
O icônico Ritz, em Paris, recebeu três chaves Michelin
Foto: Ritz Paris/Divulgação / Viagem e Turismo

Um dos destaques na categoria três-chaves é o Airelles Château de Versailles, que está localizado dentro do icônico Palácio de Versalhes. Além disso, hospedagens em outras 12 cidades da França, como Saint Tropez, Monte Carlo e Antibes, foram laureadas com as três chaves. 

Ao todo, 38 estabelecimentos receberam duas chaves, o que indica uma estadia "excepcional"; e 127 foram premiados com uma chave, o que significa uma estadia "especial". Confira todos os hotéis que receberam as chaves Michelin aqui. 

Também foram anunciadas as datas em que mais países vão ter seus hotéis premiados: a lista com hotéis dos Estados Unidos será revelada no dia 24 de abril; os da Espanha serão divulgados em 29 de abril; os da Itália receberão as chaves no dia 7 de maio; e os hotéis em Tóquio serão anunciados no dia 4 de julho. 

Encontre o melhor voo para Paris 

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade