Greve dos controladores de voo pode prejudicar maiores aeroportos do Brasil
A paralisação pode afetar as operações de 23 grandes aeroportos do Brasil, como Guarulhos, Viracopos e Santos Dumont. A greve dos controladores de voo está marcada para começar na segunda, 9 de outubro
Os controladores de tráfego aéreo da NAV Brasil, estatal que coordena 38% dos pousos e decolagens do país, anunciaram uma greve que começa na segunda-feira (09/10). A paralisação pode afetar as operações de grandes aeroportos, como Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os funcionários, representados pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), reivindicam um reajuste salarial de 8,5%, correspondente à inflação desde o último acordo. A estatal ofereceu 4,83%, proposta que foi recusada.
O sindicato também exige melhorias no auxílio à saúde e a realização de concursos para contratação de pessoal nas áreas administrativa e operacional. Em assembleia virtual, realizada na terça (03/10), 64,5% dos 1,1 mil empregados votaram a favor da paralisação. A categoria informou que a estatal teve um lucro de R$ 324 milhões em 2022 mas, mesmo assim, ofereceu um reajuste muito inferior ao pedido.
Leia a matéria completa na coluna de viagens do Guia Viajar Melhor.