Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Em dias quentes, banho deve durar até 10 minutos

31 jan 2012 - 08h04
Compartilhar

Quando o assunto é banho ideal, muita gente logo pensa em ficar longos minutos debaixo do chuveiro curtindo a água bem quentinha caindo no corpo. Mas engana-se quem pensa que esta é a melhor forma de cuidar da higiene pessoal, principalmente durante o verão, época em que a exposição da pele ao sol é bem mais comum.

Para manter uma pele bonita e saudável nos dias de sol, alguns cuidados com o banho são essenciais
Para manter uma pele bonita e saudável nos dias de sol, alguns cuidados com o banho são essenciais
Foto: Shutterstock / Terra


A combinação água, sabonete, buchas e toalha elimina a camada de proteção cutânea e deixa a pele, que já sofre com os raios solares, ainda mais desidratada e sensível. Por isso, para manter a cútis bonita e saudável nos dias de sol, alguns cuidados, durante e após o banho são essenciais.



O banho ideal

Na temporada de verão, o ideal é tomar um banho por dia de, no máximo, dez minutos. A água deve ser fria ou morna (para quem não consegue encarar a baixa temperatura), mas nunca quente. "O banho com água quente ajuda a eliminar a camada de proteção da pele, estimulando o seu envelhecimento, a dilatação dos poros e provocando coceiras", explica Vânia Carolina Piccinini Silva, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



Durante o banho, é interessante também fugir dos sabonetes comuns e optar pelos que agridem menos o pH (equilíbrio fisiológico) da pele, como os líquidos, por exemplo. "Costumo dizer para os pacientes evitarem ao máximo o uso de sabonetes que, de uma maneira geral, ressecam muito a pele. Às vezes é até melhor tomar banho com o próprio xampu para tirar o excesso de areia e sal do corpo", indica.



Além dos cuidados na hora de escolher os sabonetes, a atenção com a bucha a ser usada é fundamental, pois ela pode acabar de vez com a suavidade da pele que ficou exposta ao sol. "A bucha é uma boa alternativa para limpar os pés e as axilas, mas nunca deve ser usada para esfregar a pele. O tipo mais adequado é a bucha vegetal, que deve ser passada suavemente", recomenda Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo, de São Paulo.



A esfoliação da pele está liberada, mas deve ser feita sempre de forma leve, sem agredir a pele. "A esfoliação é uma boa indicação, principalmente devido ao excesso de filtros solares usados nesta época do ano", indica Ana.



Depois do banho

O pós-banho também é essencial para a saúde da pele que tomou muito sol. Na hora de se secar, o negócio é investir no uso de toalhas bem macias e ter cuidado para usá-las. "Muita gente costuma esfregar a toalha nas costas e nas pernas para se secar, mas isso não é indicado. O ideal é pressionar a toalha no corpo para não irritar a pele", alerta Vânia.



Para proteger a pele da ação dos raios solares com um banho perfeito, os hidratantes não podem ficar de fora, pois além de proporcionarem uma sensação superagradável com aquele cheirinho gostoso, garantem uma hidratação equilibrada para a pele. "Os cremes mais indicados são aqueles que contêm ureia, ceramidas e óleos, como o de semente de uva, por exemplo", conclui.



Agência Hélice,

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra