PUBLICIDADE

Roteiro no Caribe Sul encanta com história e natureza

Cruzeiro passa por Colômbia, Venezuela, Aruba, Curaçao e Panamá e pode ser feito a partir de R$ 1,1 mil por pessoa

27 abr 2015 08h00
| atualizado às 17h06
ver comentários
Publicidade

O Caribe é mais perto do que parece, e oferece muito mais do que as belíssimas praias. No roteiro Paraísos do Caribe, a bordo do navio Monarch, da Pullmantur, o destino é o sul da região, uma área que inclui muita história, riqueza cultural, aventuras e compras. E tudo isso com preço acessível e o conforto de um navio em que o serviço e a atenção ao passageiro são destaque.

Seja na histórica Cartagena de Índias, nas exuberantes praias de Aruba e Curação, no curioso passeio de teleférico a 2,4 mil metros acima do mar entre La Guaira e Caracas ou no paraíso das compras da Cidade do Panamá, a viagem de sete dias é suficiente pra ter vontade de voltar ao Caribe. Com a possibilidade de embarcar em qualquer um dos portos, esse roteiro também possibilita que o passageiro se programe para passar uns dias antes da partida na cidade que mais o interessa para explorá-la profundamente.

Começar o roteiro por Cartagena de Índias, na Colômbia, pode ser um bom pretexto para passar uns dias antes da viagem na cidade histórica. Fundada em 1533, tem como grande destaque os seus vestígios históricos. Para quem tem pouco tempo, um só passeio de ônibus é possível conhecer parte dos 11 quilômetros de muralhas que protegiam a cidade no passado, visitar a Cidade Amuralhada com suas casinhas e prédios de séculos passados, e passar por lugares como a casa do escritor Gabriel Garcia Márquez, o Teatro Heredia e o Palácio da Inquisição.
 
Outra parada imperdível é o Castelo de San Felipe Barajas, considerada a maior construção militar espanhola nas Américas, erguido a partir de 1536 e concluída mais de 100 anos depois, é ainda hoje imponente. O tour a pé pelo local revela os túneis estreitos ideais para os soldados espanhóis despistarem invasores e culmina com a bela vista de Cartagena no topo do forte. Para quem quiser ver a cidade ainda mais do alto, a alternativa é visitar o convento Santa Cruz de La Popa, localizado no ponto mais alto da cidade. Além de conhecer as lendas do local, o mirante garante imagens incríveis.
 
Deserto e mar se encontram em Aruba
Após um dia inteiro de navegação, a escala seguinte do roteiro já é um destino para quem quer aproveitar as praias caribenhas, ou um passeio radical no deserto. É possível começar logo cedo pela manhã com uma aventura na caçamba de um jipe pelo deserto, que contrasta com as águas que batem nas pedras vulcânicas e de coral. A viagem inclui paradas na Ponte Natural, nas ruínas da antiga Mina de Ouro de Bushiribana, construída em forma de forte militar para despistar piratas, e na Capela do Alto da Vista, a primeira igreja construída na ilha.
 
Os amantes das praias têm um gostinho do mar caribenho na badalara Palm Beach, de areias claras e nunca quente demais, e na Eagle Beach, conhecida por abrigar um dos símbolos de Aruba, as Fofotis, duas árvores que apontam para o mar.
 
De teleférico para Caracas
A chegada no porto de La Guaira, na Venezuela, acontece já no fim da manhã do dia seguinte, o que torna a escala no país mais rápida. Do porto é possível pegar um transfer em veículos 4x4 fechados com guia até o Parque Nacional El Ávila, a uma altura de 2.400 metros acima do nível do mar. O trajeto mostra belezas naturais do país, como pequenas cascatas, bosques e montanhas. Do alto do parque é feito um trajeto de cerca de 20 minutos em teleféricos até Caracas. O passeio de tirar o fôlego vale pela vista privilegiada da capital venezuelana, que lembra as grandes cidades brasileiras como São Paulo.
 
Golfinhos, arquitetura holandesa e belas praias
Talvez o mais belo local de escala do roteiro, Curaçao é também atualmente o mais curto. Um rápido city tour pela ilha, que assim como Aruba é um estado autônomo do reinado dos Países Baixos, é suficiente para deslumbrar os olhos. A arquitetura com casinhas coloridas que remetem a Amsterdam e as praias de águas em tons de azul, turquesa e verde estimulam uma visita mais longa. Para qualquer lado que se olha em Curaçao um cartão-postal se materializa. Fica difícil não querer tirar fotos de tudo.
 
Quem tiver disposição pode fazer um passeio até o See Aquarium e nadar com os golfinhos. Para quem prefere curtir o sol e o mar, ao lado do local ficam praias como a Mambo Beach, de areias claras e água transparente. Atualmente o navio parte de Curaçao às 16h, mas isso deve mudar em setembro de 2015. “Tivemos um feedback dos passageiros que queriam um tempo maior”, explica o supervisor de Comunicação e Marketing da Pullmantur, José Maruílson. Assim, o navio sairá da cidade depois das 18 horas já na próxima temporada.
 
Compras e mais compras
O Panamá proporciona aos passageiros do cruzeiro uma experiência distinta. Ao desembarcar no porto de Colón, os hóspedes estão no mar do Caribe, mas ao pegar um transfer para a capital, Cidade do Panamá, a costa já muda para o oceano Pacífico. Antes de chegar ao paraíso das compras, no entanto, uma parada nas Eclusas de Gatún, as mais impressionantes do centenário Canal do Panamá. Lá é possível conferir de perto uma das maiores obras de engenharia da humanidade e observar navios gigantes de cruzeiro ou de carga serem levados de uma ponta a outra dessa importante rota comercial em apenas alguns minutos.

Curaçao é repleta de paisagens incríveis
Curaçao é repleta de paisagens incríveis
Foto: Filipe Limas/Canarinho Press

O navio
Com cabines a partir de R$ 1.100 por pessoa, mais taxas, é possível fazer o roteiro. Inaugurado em 1991 e renovado em 2012, o navio Monarch conta com uma equipe atenciosa, área de piscinas, lojas, restaurantes, espaços para crianças e adolescentes, spa e bares. A empresa ainda oferece pacotes de bebidas diferentes, de acordo com o gosto do hóspede. Outro atrativo dessa viagem é não precisar se preocupar com visto norte-americano, como ocorre em outros roteiros pelo Caribe.

O repórter viajou a convite da Pullmantur

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade