1 evento ao vivo

Evite problemas em cruzeiro internacional; veja 8 dicas

Ter documentos atualizados, desbloquear cartões e guardar notas fiscais são alguns cuidados necessários

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A busca por cruzeiros fora do Brasil é um dos passos dados pelos hóspedes que já experimentaram navegações no país. Com a oferta de diversos roteiros internacionais e o interesse dos passageiros, algumas dicas podem ajudar na hora de passar pela fronteira em terras estrangeiras. Ou mesmo na volta para o país. Antes de embarcar, veja oito dicas para evitar dores de cabeça na sua viagem.

Leve uma cópia do passaporte - Estar com o passaporte original em dia é necessário e importante para um cruzeiro internacional, mas é bom ter uma cópia. Ela pode ser usada para evitar a perda do original, ou justamente caso algo ocorra com ele. Leve ainda outros documentos com foto, como a carteira de motorista ou identidade.

Conferir documentos e permissões para viajar para fora pode reduzir preocupações
Conferir documentos e permissões para viajar para fora pode reduzir preocupações
Foto: Tomsickova Tatyana/Shutterstock

Permissão de viagem com menores - Caso você vá levar para um cruzeiro internacional algum menor que não seja seu filho, é necessário ter uma permissão registrada dos pais. Não ter isso pode trazer problemas em alguns países. E é importante até que um pai ou mãe que viaje sozinho com os filhos leve a autorização do outro.

Desligue o celular - Enquanto você estiver atravessando o controle de fronteira dos países, esqueça seu aparelho celular. Em alguns lugares, os profissionais locais poderão confiscá-lo.

Sem piadas - Quando na frente de um oficial de imigração, não faça brincadeiras desnecessárias ou inconvenientes. E evite discussões. Qualquer atitude que possa ser interpretada como suspeita pode ser motivo para uma segunda entrevista. O melhor é falar apenas quando algo for perguntado, e de forma educada e tranquila.

Faça uma pesquisa - Primeiro, veja se o país que você visitará exige visto para brasileiros. Caso sim, providencie antes da viagem. Fique atento também a exigência da validade do passaporte, alguns países exigem no mínimo seis meses. Além disso, pesquise sobre outras exigências, como caderneta de vacinas e seguros de saúde.

Guarde recibos - Tenha as notas fiscais das compras que fizer em outros países. Elas podem ser solicitadas pela Receita Federal ao voltar para o Brasil, caso você for um dos selecionados para uma averiguação mais detalhada. Existem itens que não precisam ser declarados, mas em outros casos pode ser necessário e não ter a nota pode causar uma dor de cabeça e até prejuízo. Também é importante pesquisar no site da Receita o que deve ou não ser declarado.

Evite embarcar com itens alimentícios e remédios - Se você comprou um medicamento em solo estrangeiro, certifique-se de que ele pode ser trazido para o Brasil. O mesmo vale para aquilo que você levar daqui para outros países. Alimentos são outro problema. Verifique as regras para entrada nos países visitados sobre esses itens, e também o que a Receita Federal brasileira permite.

Desbloqueie os cartões - Se você pretende usar cartões de débito e crédito fora do Brasil, lembre-se de desbloqueá-los. Mesmo que o cartão seja internacional é preciso entrar em contato com o seu banco e informar quais regiões serão visitadas e o período. Do contrário você poderá não conseguir fazer compras fora.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade