1 evento ao vivo

Confira 8 dicas do que fazer antes e depois de um cruzeiro

Passar alguns dias na cidade de embarque ou desembarque do navio pode ampliar a experiência da viagem

22 mai 2015
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Muitos portos de embarque em cruzeiros são destinos turísticos badalados como Barcelona, na Espanha, Veneza, na Itália, Rio de Janeiro, Buenos Aires, na Argentina, e Sydney, na Austrália. Por isso pode valer a pena planejar um período antes ou depois para conhecer melhor esses destinos. Mas, ao fazer isso, ter um planejamento do que ver na cidade ajuda a otimizar o tempo. Confira na lista abaixo, feita pela revista virtual especializada em cruzeiros Cruise Critic, oito dicas para se organizar:

1 - Faça uma lista - Uma das primeiras coisas a fazer antes de chegar a cidade escolhida é fazer uma lista dos locais que pretende visitar e as atividades que planeja fazer. É bom lembrar de separar um tempo para alimentação, especialmente se tiver a intenção de experimentar comidas locais. Esperar até chegar no destino para decidir o roteiro pode tomar tempo que poderia ser usado para conhecer o local.

Traçar um plano para a visita turística pode ajudar a economizar tempo e dinheiro
Traçar um plano para a visita turística pode ajudar a economizar tempo e dinheiro
Foto: ronstik/Shutterstock

2 - Marque locais - Após definir os lugares que pretende visitar, marcá-los no mapa (físico ou virtual) pode ajudar na localização. É uma forma de verificar quais atrações são próximas umas das outras e planejar a visita por regiões. Dessa forma você economiza tempo e dinheiro, além de reduzir as chances de se perder.

3 - Determine períodos de tempo - Após escolher os locais para visitar, é bom definir o tempo que passará em cada um. Algumas atrações, como museus, podem precisar de algumas horas, tanto pelas longas filas quanto para poder apreciar as obras. Outros, como monumentos, podem ser vistos em alguns minutos.

4 - Pesquise horários e ingressos - Há lugares que têm dias e horários específicos para serem visitados, então é bom saber disso antes de programar o passeio. Assim é possível decidir a ordem do roteiro do dia. Se as atrações forem pagas, vale pesquisar os preços de ingressos para avaliar o orçamento. Em alguns locais as entradas são vendidas antecipadas, às vezes com descontos, mas mesmo se tiver que pagar o valor integral, a compra prévia evita filas.

5 - Familiarize-se com o sistema de transporte - Outra dica que pode ajudar a evitar perda de tempo e gerar economia é conhecer o sistema de transporte. Mapas de metrôs, trens, ônibus são fáceis de serem encontrados na internet. Informações sobre o sistema de passagens também constam online.

6 – Reserve tempo extra - Mesmo com tudo organizado, rota definida e ingressos comprados, imprevistos acontecem, como atrasos no sistema de transporte, filas demoradas ou até mesmo imprevistos. Ter um tempo extra ajuda a evitar o estresse e pode evitar que seja necessário cortar algum passeio.

7 - Procure hospedagem bem localizada - Reservar um quarto de hotel, hostel ou pousada com localização central economiza tempo. Estar próximo dos locais visitados pode ser bom em uma emergência em que se precisa retornar rápido a hospedagem. Também é importante levar em conta o local de embarque do cruzeiro e se o hotel oferece serviço de transporte até o porto.

8 - Seja flexível - Ter uma lista com dias e horários para os passeios é importante, mas não se prender a ela de forma rígida também pode ser bom. Se uma atração estiver muito interessante, talvez valha a pena estender a permanência e reduzir ou cortar outra da lista original para passar mais tempo no local. Fazer tudo o que está na lista, se forem muitos pontos, pode tornar a experiência menos prazerosa e profunda.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

 

 

Veja também:

Tender recheado de Natal
Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade