Confira cinco motivos para viajar com as crianças

11 jan 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Por que viajar com as crianças? Bom, na correria do dia a dia um dos desafios é criar momentos especiais que proporcionem memórias importantes, reforcem os laços familiares e nos ajudem a mostrar para essas crianças tão conectadas que o mundo é feito de gente… e que as pessoas, os hábitos e lugares são diferentes.

Foto: Arquivo Pessoal

Em nossa rotina tentamos manter alguns hábitos para criar estes momentos especiais, como passear, ir ao cinema e praticar esportes juntos, fazer algumas refeições em família… mas se tem uma coisa que realmente nos une e aproxima é viajar!

Foto: Arquivo Pessoal

Adoro preparar surpresas para revelar um novo destino, como montar um book sobre um futuro passeio ou levá-los para jantar num restaurante típico da nossa próxima viagem… é bem divertido ver as reações e a forma como cada um recebe a notícia. Emoção, choro, risos, gargalhadas.

Foto: Arquivo Pessoal

O hábito de viajar é tão importante em casa que muitas vezes festinhas de aniversário ou presentes de natal foram substituídos por viagens…e não estou falando de Disney ou Paris não…muitas são viagens curtas, uma ida à praia para aproveitar um final de semana ou curtir um pouco da tranquilidade do interior.

Foto: Arquivo Pessoal

E por que acho que as viagens em família são tão importantes?

1. Viajar com as crianças nos aproxima

Desde os preparativos as crianças já ficam animadas. Curtem pesquisar junto conosco o que tem para fazer e conhecer no destino; o que levar na mala; onde vamos ficar… Quando finalmente chega a data da viagem nos jogamos de cabeça na experiência, respeitando sempre os limites de todos os membros da família.

Foto: Arquivo Pessoal

2. Tempo: Quantidade X Qualidade

O dia a dia é bem corrido, e viajar com as crianças é uma ótima oportunidade para estar junto de verdade, deixar de lado um pouco o trabalho e redes sociais e fazer seu filho se sentir importante para você. Não importa se vocês vão para uma cidadezinha há 30 km de casa ou para o outro lado do mundo – o que seu filho quer é ter um tempo de qualidade com você.

Foto: Arquivo Pessoal

3. Memórias para sempre

Quando viajamos a rotina é mais leve e acabamos fazendo mais atividades divertidas juntos. Sempre fica uma história pra contar, lembrar com carinho e dar boas risadas.

Foto: Arquivo Pessoal

4. Respeito às diferenças

Uma viagem sempre “abre a cabeça” … seja para conhecer um lugar, um hábito, uma nova comida, uma outra forma de se vestir ou jeito diferente de ser. É muito interessante como o sentido de “respeito ao próximo” ganha outra dimensão quando as crianças tem a oportunidade de vivenciar experiências que lhes permitam entender que as pessoas e as culturas são diferentes e que a diversidade é uma coisa boa! Elas se tornam mais receptivas, julgam menos e desenvolvem a empatia…percebem que o mundo é maior do que a rotina familiar, os amigos da escola ou casa dos avós.

Foto: Arquivo Pessoal

5. Viajar também é aprender

Não importa o destino, sempre há algo novo para aprender – seja numa visita a um museu, numa experiência em contato com a natureza ou simplesmente no exercício de observação ao redor. As crianças são “esponjinhas” e absorvem muito do que ouvem, veem e experimentam em cada viagem.

Foto: Arquivo Pessoal

Enfim, viajar alimenta a alma…a sua e dos seus pequenos viajantes também!

Foto: Arquivo Pessoal

E você, o que pensa sobre viajar em família?

Veja também:

 

Viagem de Família
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade