Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Cidades e praias de Isla Margarita

29 jun 2009 - 13h30
Compartilhar

La Asunción é onde está o poder político da ilha. A cidadezinha está a 108 metros de altura e os margariteños já avisam que é frio por lá. Realmente, a temperatura muda, mas não é para fazer drama.

Isla margarita, coqueiros, 212x300
Isla margarita, coqueiros, 212x300
Foto: Dennis Ita/Creative Commons / Reprodução


» Isla Margarita oferece de praias e passeios históriscos


Por estar no cruzamento de muitas estradas, permite fácil acesso a vários lugares no lado de Paraguachoa. Ali estão alguns dos principais monumentos históricos da ilha, já que a cidade foi uma das primeiras estabelecidas no lugar, devido ao seu posicionamento estratégico que permitia vigiar tanto o lado leste quanto o oeste. Ali estão monumentos como o convento de San Francisco, a catedral de Nossa Senhora da Assunção, a Ponte de Pedras ou Ponte Colonial e a fortaleza de Santa Rosa, onde ficou presa a heroína Luísa Cáceres de Arismendi, uma das principais figuras da independência contra o domínio espanhol na Ilha.

Os maiores centros comerciais ficam em Porlamar e Pampatar. São os principais centros urbanos e pontos de compras da ilha, e oferecem também hotéis e locais para sair à noite. Como ficam em "La Margarita", uma zona de livre comércio, é fácil encontrar importados com bons preços. Pergunte por lugares como Sambil (em Pampatar), Rattan Plaza e Jumbo para aproveitar.

Em Pampatar, uma opção de atração histórica é o Castelo San Carlos de Borromeo, uma das mais importantes fortificações do passado da ilha.

Para apreciar uma bela paisagem, visite Juan Griego, que leva o nome de um dos primeiros espanhóis que se instalou ali. Do alto do Fortín La Galera é possível ver o por do sol na praia de mesmo nome, além da Laguna de Los Mártires.

Ilhotas
Em Cubágua foi fundada a primeira cidade da América do Sul, Nueva Cádiz, que em seu tempo ficou rica com a exportação de pérolas. Depois surgiram dificuldades na coleta das joias, que causava a morte de muitos indígenas por afogamento. Por fim, o local foi abandonado após ser destruído por maremotos e ataques piratas.

Hoje existem apenas suas ruínas, consideradas patrimônio nacional, e especula-se que mais da metade da cidade possa estar no fundo do mar. Em um mergulho, é possível ver um conjunto de colunas em fileiras paralelas. Como são formadas por rochas de fora de Cubágua, os resquícios estão sendo pesquisados. Além de Nueva Cádiz e das praias, Cubágua possui uma lagoa de lama que, asseguram os margariteños, tem propriedades medicinais.

A Isla de San Pedro de Coche, ou simplesmente Isla de Coche, também foi vítima do maremoto que destruiu parte de Cubágua em 1541, porém sofreu menos. Ainda é possível visitar alguns povoados de pescadores em praias quase desertas. Em La Punta dá para alugar quadriciclos e jet skis ou equipamentos de kitesurf para aproveitar os ventos de 50km/h. Outras praias de Coche que merecem ser conhecidas são El Saco, Los Cocos e El Amor - pelo que dizem, a maior responsável pelo crescimento populacional da ilha.

Para chegar em Cubágua é possível ir em lanchas que partem de El Yaque ou da marina de El Concorde, em Porlamar. Também dá para ir até Punta de Piedras e esperar a saída de alguma balsa ou lancha, ou então fechar um passeio em barcos específicos para programas de um dia inteiro. Nos próprios hotéis dá para perguntar por esse tipo de serviço, que geralmente inclui o transporte de ida e volta entre o hotel e o porto, uma embarcação, uma parada para um pequeno mergulho, alimentação e todo o dia na ilha.

Praias
Parguito: Bem badalada, a praia também é boa para a prática de surfe. Ali chegam tartarugas para botar ovos em zonas que são demarcadas e protegidas pela Associação de Conservação das Praias (Asoplaya). Em Parguito existe ainda o Acantilado, uma rocha com uma bela vista de onde os mais corajosos saltam na água.

El Agua: É a praia mais conhecida da ilha. Com areia branca, água cristalina, bem-servida de restaurantes e bares, atrai todos os turistas a passar ao menos uma tarde ali. É uma das maiores praias da ilha e é de onde as cores da água são mais intensas.

La Restinga: Com 22 quilômetros, é a maior praia, e só se chega ali andando ou por um passeio de barco através dos canais dentro do parque nacional. O parque é uma atração bem interessante, pois disponibiliza as lanchas que levam o turista para conhecer os manguezais e canais locais.

Punta Arenas: Um enorme banco de areia que segue até longe por baixo da água, deixando-a calma e clara. Fica na extremidade oeste da ilha, na pontinha de Macanao. Isso faz com que a praia seja uma das mais tranquilas, além de garantir um lindo entardecer com o sol se pondo no meio do mar.

El Yaque: A praia está praticamente dividida em duas por um píer abandonado. Um lado é mais frequentado por famílias. O outro recebe mais amantes de esportes radicais, e este é o principal atrativo do lugar. Com águas calmas, rasas e límpidas e ventos fortes de 50km/h, o lugar foi perfeito para a instalação de escolas de windsurf e kitesurf que ensinam e alugam equipamentos.

Outras atrações
Las Tetas de Maria Guevara: São duas montanhas gêmeas de 135 metros de altura que se destacam na área plana da Laguna de la Restinga. Uma das versões para a origem do nome relembra o nome de uma mestiça moradora da ilhateria lutado na guerra da independência.

Pueblos de Margarita: Museu criado para divulgar o folclore e a música margariteños. Próximo a Juan Griego, é um lugar que vale a pena conhecer.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra