PUBLICIDADE

Aproveite o frio em algumas das cidades mais geladas do País

Foz do Iguaçu e Campos de Jordão são alguns dos destinos mais procurados durante o inverno

ver comentários
Publicidade

Num país tropical e acostumado ao sol e ao calor, o frio se transforma numa verdadeira atração turística. Confira algumas das cidades mais frias do Brasil, onde é possível até avistar neve durante os dias do inverno.  

São Joaquim, SC
Situada a 1.360 metros acima do nível do mar, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, em meio a belas paisagens de serra e suas numerosas araucárias. Com temperaturas que chegam a 10 graus negativos durante o inverno, São Joaquim é uma das raras cidades do Brasil onde é possível avistar neve e curtir o verdadeiro frio, degustando vinhos locais. Em abril, época da colheita de maçãs, especialidade da região, a cidade realiza uma festa de dez dias com shows e vendas de delícias como bolos, compotas e geleias.

São Gabriel, RS
Apelidada de “Atenas Riograndense” pelo seu grande desenvolvimento cultural durante o império, São Gabriel tem um conjunto arquitetônico com belos edifícios coloniais bem preservados. São Gabriel, que se encontra perto da fronteira com o Uruguai, atingiu temperaturas de até 4 graus negativos no inverno passado, com fortes geadas que embranqueceram as paisagens. Entre as principais atrações turísticas encontra-se o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, com medalhas e relíquias da Segunda Guerra.

<p>Campos do Jordão</p>
Campos do Jordão
Foto: Miguel Schincariol

Campos do Jordão, SP
Assim que o frio dá as caras, chegando até a atingir temperaturas negativas, turistas tomam Campos do Jordão, que vira uma espécie de “Suíça brasileira” com luvas, cachecóis, chocolate quente e fondue. Situada a mais de 1.600 metros acima do nível do mar, a 170 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é uma destino divertido para todas as idades. Além das atrações da cidade, com seus bares, restaurantes e lojas, Campos tem diferentes passeios como trilhas, arvorismo e passeios de trem a bordo de uma charmosa Maria Fumaça num trajeto de 4 km.

Foz do Iguaçu, PR
Porta de entrada para as Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu é também uma das cidades mais frias do Brasil. Após conhecer as quedas do lado brasileiro, os turistas podem aproveitar para conhecer o lado argentino e os cassinos do país vizinho, além de fazer compras em Ciudad del Este, no lado paraguaio da fronteira.

<p>Monte Verde</p>
Monte Verde
Foto: Ana Paula Hirama/Flickr / Reprodução

Monte Verde, MG
A 166 km de São Paulo e 483 km de Belo Horizonte, a cidade mineira de Monte Verde tem hotéis e chalés aconchegantes para curtir o frio com opções de gastronomia que vão da tradicional fondue à deliciosa cozinha mineira, acompanhados de bons queijos e vinhos. Situada na parte mineira da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um destino romântico e charmoso para visitar durante o inverno.
 
Inácio Martins, PR
Pequeno município do Paraná, Inácio Martins registrou sensações térmicas de até 4 graus negativos no inverno de 2012. Mas para curtir as principais atrações turísticas da cidade, situada no sul do Estado, as cachoeiras de Madeirit, Santinni e Beto Bazia, é melhor esperar o frio passar.

Urupema, SC
Situada a uma altura de 1.450 metros, Urupema disputa o título de cidade mais fria do Brasil com São Joaquim. A cidade tem temperaturas médias de 13 graus durante o ano, chegando aos 8 graus negativos durante o inverno. Nos meses de mais frio, a maior atração turística fica por conta da neve, dos lagos congelados e das árvores cobertas de gelo.

São Bento do Sul, SC
Charmosa cidade do norte de Santa Catarina, São Bento do Sul tem uma arquitetura europeia e oferece diferentes opções para os turistas que vão curtir a cidade no inverno ou no resto do ano. Trem da Serra do Mar, o Vale Perdido, belezas naturais e um roteiro histórico que conta o passado colonial da cidade fazem parte das atrações.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Publicidade
Publicidade