10 cidades encantadoras para conhecer na Suíça
O que te vem à cabeça quando falamos sobre um país como a Suíça? Provavelmente imagens de itens desconexos, mas que são característicos daquele país, como o delicioso chocolate ou os pontualíssimos relógios suíços, que só perdem em questão de marcar a hora com exatidão dos equivalentes britânicos. Ou o melhor seria algumas das roupas típicas? Ou ainda ouvir o Iodelei, o canto típico?
A Suíça, oficialmente Confederação Suíça, é um país sem litoral na confluência da Europa Ocidental, Central e do Sul. É uma república federal composta por 26 cantões, com autoridades federais baseadas em Berna. Faz fronteira com a Itália ao sul, a França a oeste, a Alemanha ao norte e a Áustria e Liechtenstein a leste. Está geograficamente dividido entre o Planalto Suíço, os Alpes e o Jura, abrangendo uma área total de 41.285 km2 e área de terra de 39.997 km2.
Embora os Alpes ocupem a maior parte do território, a população suíça de aproximadamente 8,5 milhões concentra-se principalmente no planalto, onde estão as maiores cidades e centros econômicos, entre eles Zurique, Genebra e Basileia. Essas três cidades abrigam vários escritórios de organizações internacionais, como a OMC, a OMS, a OIT, a sede da FIFA, o segundo maior escritório da ONU, bem como a sede do Banco de Compensações Internacionais. Os principais aeroportos internacionais da Suíça também estão localizados nessas cidades.
Leia a matéria completa na coluna de viagens do Guia Viajar Melhor.