Tchau, dor nas costas! Aprenda exercício para dar alívio na lombar
O alongamento "gato-vaca" é perfeito para dar um chega pra lá naquela sensação de "coluna enferrujada" e pode ser feito em poucos minutos
Quem nunca sentiu aquela dor nas costas depois de passar horas sentado ou fazer algum movimento errado no treino? A boa notícia é que não precisa sofrer. Portanto, existem exercícios simples e rápidos que você pode fazer em casa para mandar essa dor para bem longe!
Um dos mais simples e eficazes é o alongamento "gato-vaca". Ele é perfeito para dar um chega pra lá naquela sensação de "coluna enferrujada" e pode ser feito em poucos minutos.
Como aliviar a dor nas costas:
- Fique de quatro, com as mãos alinhadas abaixo dos ombros e os joelhos abaixo dos quadris.
- Inspire e, devagar, solte a barriga em direção ao chão, arqueando as costas para baixo e olhando para frente. (Essa é a postura da "Vaca").
- Agora, expire e inverta o movimento: curve a coluna para cima como um gato se espreguiçando, levando o queixo em direção ao peito e puxando o umbigo para dentro.
- Repita o ciclo por 1 ou 2 minutos, sincronizando cada movimento com a respiração.
É como uma dança suave para sua coluna. No entanto, o médico ortopedista Sergio Miyazato alerta que movimento deve ser realizado com orientação profissional em casos de patologias específicas ou dores intensas. Além de aliviar a dor, o exercício melhora a flexibilidade e o bem-estar no dia a dia.
Ver essa foto no Instagram
As dores nas costas são um problema extremamente comum. Porém, suas causas podem variar de algo simples a condições mais sérias. Assim, entender a origem da dor e saber quando procurar ajuda médica é fundamental.
Principais causas da dor lombar
- Má Postura: Passar longos períodos sentado em frente ao computador, com os ombros curvados e a coluna desalinhada, é uma das causas mais frequentes.
- Tensão Muscular: O estresse, a falta de atividade física e até a maneira de carregar objetos pesados podem causar uma tensão nos músculos das costas. Assim, resulta em dor.
- Movimento Repetitivo: Exercícios ou atividades diárias que envolvem movimentos repetitivos da coluna, sem o devido preparo ou alongamento, podem levar a uma sobrecarga muscular.
- Problemas Estruturais: Condições como a hérnia de disco (quando o disco entre as vértebras se projeta para fora) ou a escoliose (curvatura anormal da coluna) são causas mais sérias de dores crônicas.
- Envelhecimento: Por fim, com o passar dos anos, os discos da coluna se desgastam, o que pode levar a dores na lombar e em outras partes das costas.