PUBLICIDADE

Só um pouco de açúcar na dieta faz mal? Entenda os efeitos

Tema ganha importância em meio ao tempo da "era da epidemia do açúcar"

15 mai 2024 - 12h27
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Açúcar é tratado por muitos como inimigo da vida saudável, ou seja, é o carboidrato cristalizado que em excesso pode interferir no universo fitness. Ainda assim, há quem vive de forma leve com uma dúvida, por exemplo: é aceito um pouco de açúcar na dieta?

Pouco de açúcar na dieta
Pouco de açúcar na dieta
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja se é aceito um pouco de açúcar na dieta

A exclusão de açúcares adicionados, e, especialmente, o branco, não denota como sofrimento. Explorar a doçura natural das frutas e alternativas ao açúcar branco em nossas sobremesas impacta na nossa saúde e nos ajuda a descobrir sabores autênticos.

"Optar por uma alimentação saudável não precisa significar renunciar ao prazer doce, ao contrário, trata-se de escolher fontes mais naturais de açúcar", reforçou a endocrinologista. Dra. Gisele Lorenzoni.

Sendo assim, há opções como mel, xilitol ou tâmaras, que trazem benefícios nutricionais. "Essa mudança simples pode ter um impacto significativo em nossa saúde em longo prazo, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o risco de diversas condições de saúde", comentou a médica.

Outro exemplo de consumo seguro do açúcar

Os sucos de frutas sem adição de qualquer doce são exemplos positivos. "Ao ingerir uma fruta em sua forma líquida, aproveitamos os benefícios nutricionais sem os picos de glicose associados aos sucos industrializados. Essa escolha inteligente não só preserva as vitaminas e fibras das frutas, mas também contribui para a hidratação diária", encerrou Gisele Lorenzoni.

Outra sugestão

"Existem cada vez mais alternativas ao açúcar presentes no mercado. É uma questão de gosto pessoal, mas a substituição ou mesmo apreciar o sabor puro dos alimentos tende a ser muito positiva. E, para quem já sente os efeitos do consumo exagerado, é importante buscar orientação médica para combater os problemas", concluiu a médica especializada em nutrologia, fisiologia hormonal e medicina ortomolecular Dra. Consolação Oliveira.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade