PUBLICIDADE

Sérum ou óleo capilar? Especialista explica as diferenças

A coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, ensina quando e como utilizá-los para extrair os benefícios de cada produto

26 nov 2023 - 16h52
(atualizado em 27/11/2023 às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Nas prateleiras das perfumarias existem diversas opções de sérum e óleo capilar que prometem cabelos bonitos e hidratados, mas será que esses produtos servem para a mesma coisa? 

O óleo e o sérum capilar têm diferentes benefícios -
O óleo e o sérum capilar têm diferentes benefícios -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com a coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, apesar das semelhanças, eles são diferentes e podem contribuir com a saúde dos fios quando utilizados da maneira certa.

"Ambos são benéficos para as madeixas e de maneira nenhuma vão prejudicar a beleza e a saúde dos fios. Mas usando da maneira certa é possível extrair o máximo de benefícios de cada um e alcançar resultados melhores", indica.

O que são óleos capilares?

Os óleos capilares são substâncias naturais que, normalmente, são extraídas de plantas, flores e frutas. No cronograma capilar, o óleo é utilizado para realizar a reposição lipídica na etapa da nutrição dos fios, importante para combater o ressecamento, a falta de brilho e diminuir o frizz.

Os óleos podem ser utilizados na umectação, na nutrição dos fios, na finalização e no dia a dia, principalmente para alinhar os fios. Contudo, é preciso atenção para não confundir os óleos capilares com os protetores térmicos, utilizados antes do secador e da chapinha.

O que é um sérum capilar?

Diferentes dos óleos capilares, os séruns são compostos superconcentrados e de rápida absorção de diferentes ativos, que podem ser combinados para vários tipos de tratamento. 

A especialista, no entanto, destaca que a formulação não é melhor ou pior do que os óleos capilares, mas que beneficia muito o tratamento de fios mais fragilizados por processos químicos e descolorações, por exemplo.

Sérum ou óleo capilar: qual o melhor?

Cuidar dos fios enquanto se está na correria do dia a dia é um desafio. Mas tanto os óleos capilares quanto os séruns são extremamente úteis e eficazes nessa tarefa. Segundo a profissional, o ideal é combinar os dois em uma rotina de tratamento, basta adequar os produtos às necessidades de cada pessoa.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade