Sem lasers, sem cortes e em apenas um minuto: a nova técnica revolucionária para se despedir de vez dos óculos
Pesquisadores exploram novas possibilidades para tratar miopia, astigmatismo e hipermetropia
Milhares de pessoas já passaram por uma cirurgia LASIK para corrigir problemas de visão e dar adeus aos óculos de forma definitiva. Embora seja um procedimento bastante seguro e comum na rotina de muitos oftalmologistas, continua sendo uma cirurgia que literalmente "esculpir" a córnea. Agora, um grupo de pesquisadores propõe uma alternativa radical: corrigir a visão sem lasers, sem cortes e em cerca de um minuto.
Durante a reunião de outono da American Chemical Society (ACS), os cientistas apresentaram um método para remodelar a córnea usando uma pequena corrente elétrica e uma espécie de lente de platina, que permite ajustar o tecido precisamente e menos invasiva. O procedimento foi chamado de Remodelação Eletromecânica (EMR).
O segredo da inovação está na córnea. Para entender a técnica, é preciso saber que a córnea é a "cúpula" transparente na parte frontal do olho. Sua função é focar a luz na retina, onde estão os cones e bastonetes responsáveis por interpretar formas e cores.
Se a córnea não tiver a forma perfeita, a imagem que chega ao cérebro fica borrada, resultando em condições conhecidas como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Por isso, antes de se submeter a uma cirurgia para corrigir esses problemas, é necessário analisar o estado e a espessura da córnea.
...
Veja também
Astigmatismo: o que é, causas e sintomas
Miopia tem cura? Entenda o que é, quais sãos os sintomas e a diferença entre o astigmatismo
Hipermetropia: o que é, sintomas e tem cura?
Cirurgia de miopia: como funciona, riscos e quem pode fazer
Apenas cinco pessoas no mundo viram essa nova cor. O truque: laser na retina