Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se você tem um cachorro, provavelmente, faz mais exercícios que a maioria das pessoas

Diversos estudos já apontaram que contar com a companhia de um cachorro pode beneficiar sua saúde mental, mas não só, pois faz com que os tutores engajem na atividade física

28 ago 2025 - 17h42
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Diversos estudos já apontaram que contar com a companhia de um cachorro pode beneficiar sua saúde mental. E recentemente, a Universidade de Liverpool descobriu que tutores que costumam andar com os animaizinhos fazem mais exercícios que a média de pessoas por dia. Veja porque:

Recentemente, a Universidade de Liverpool descobriu que tutores que costumam andar com os cachorros fazem mais exercícios por dia que a média
Recentemente, a Universidade de Liverpool descobriu que tutores que costumam andar com os cachorros fazem mais exercícios por dia que a média
Foto: depositphotos.com / AndrewLozovyi / Bons Fluidos

Quem tem um cachorro faz mais exercícios que a média

Quando alguém sai para passear com seu amigo de quatro patas diariamente, segundo a pesquisa, tende a andar 22 minutos a mais por dia que a maioria das pessoas que não tem um cachorro. Dessa forma, também adiciona, semanalmente, uma hora e meia praticando uma atividade física, então, consequentemente, melhora sua saúde cardiovascular e o bem-estar no geral.

A análise também descobriu que os tutores de cachorros, mais possivelmente, engajam na caminhada recreativa sem abandonar os outros tipos de exercícios que fazem, como yoga, musculação e aulas de corrida, ou seja, trata-se de um exercício adicional.

Ter um pet preserva funções do cérebro por mais tempo

Além de companheiros fiéis, os animais de estimação podem ser verdadeiros aliados da nossa saúde mental - especialmente com o passar dos anos. Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Genebra, na Suíça, revelou que a convivência com gatos e cachorros está associada a um ritmo mais lento de declínio cognitivo em adultos a partir dos 50 anos. Ou seja: além de preencherem a casa com carinho, os pets também podem ajudar a manter o cérebro mais ativo e saudável.

Muito se fala sobre os benefícios emocionais de ter um animal de estimação. Afinal, eles aliviam o estresse, reduzem a sensação de solidão e até ajudam em tratamentos psicológicos. Mas, segundo o novo estudo publicado na revista Scientific Reports, o impacto vai além. A presença constante de um pet pode influenciar positivamente funções cognitivas importantes.  e leia a matéria completa.

Adote um amigo de quatro patas

E se você ainda não tem um cachorrinho, que tal adotar um? O Instituto Animale ajuda essas fofuras a encontrarem um lar. Por exemplo, olha só a Coca!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Animale (@instituto.animale)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade