Se você for à casa de alguém e notar o cheiro azedo típico do ar condicionado, é melhor "respirar suavemente": essa é a origem repugnante dele
Um problema típico que ocorre devido à manutenção inadequada e que podemos encontrar não apenas em residências, mas também em lojas e supermercados
Provavelmente muita gente já passou pela seguinte situação: você vai à casa de alguém em um dia de calor e, ao entrar, sente um cheiro característico de vinagre e amargo que seu anfitrião pode não notar mais, mas que está lá, penetrando em suas mucosas e fazendo você querer respirar mais devagar.
Isso também acontece em empresas, shopping centers e, em geral, em locais onde os sistemas de ar-condicionado estão em operação há muito tempo. E sim, é um problema comum e recorrente na maioria desses aparelhos, e há solução, embora às vezes não seja simples ou imediata.
Leia também: Mau cheiro na casa: especialistas dão dicas para dar fim a esse problema
Um segredo nojento e sujo
Em princípio, o ar-condicionado não deveria cheirar mal, mas, em um mundo ideal, isso quase nunca acontece. E, de acordo com vários especialistas do The Guardian, sim, se o ar-condicionado cheirar estranho, algo está errado. Não é apenas uma questão de conforto, se o achamos mais ou menos desagradável; pode haver consequências para a saúde se não cuidarmos disso.
Por que isso acontece?
Bem, há vários motivos, mas, geralmente, de acordo com Amy Li, professora da Universidade de Waterloo e pesquisadora de qualidade do ar interno, é devido ao acúmulo de mofo ou sujeira nos filtros, ou serpentinas dos equipamentos.
...
Veja também