Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se você ainda não consegue fazer agachamento búlgaro, personal indica esses 4 exercícios para fortalecer os glúteos

Nem todo mundo consegue fazer o búlgaro de primeira — e tá tudo bem! Veja como fortalecer os glúteos e evoluir no seu ritmo.

23 jul 2025 - 12h03
(atualizado em 23/7/2025 às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

O agachamento búlgaro é um daqueles exercícios que impressionam: exige equilíbrio, força e controle corporal. Ao mesmo tempo que ele promete fortalecer e definir os glúteos, também desafia até quem já treina há um bom tempo. 

Segundo o educador físico Gustavo Sá, o búlgaro é um exercício classificado como avançado no treinamento muscular, e não deveria ser o primeiro para quem está começando ou ainda não tem uma boa base de força e coordenação. "Para dominar esse exercício, é preciso passar por um processo de evolução muscular e técnica. Ele exige maturidade de treino", afirma.

Se você ainda não consegue fazer búlgaro, existem outros exercícios que trabalham os mesmos grupos musculares — especialmente os glúteos e quadríceps — e que servem como base para que, você consiga executar o agachamento com mais facilidade no futuro.

Leia mais: Para perder barriga depois dos 40 você não precisa correr, basta fazer esse exercício intervalado por no mínimo 20 minutos

Além do búlgaro: 4 exercícios para fortalecer os glúteos

Antes de tentar o agachamento búlgaro, é fundamental passar por algumas etapas que desenvolvam força e controle muscular. "Os grupos musculares mais ativados no búlgaro são os quadríceps e os glúteos, mas ele não é o único exercício capaz de trabalhar essas regiões", explica Gustavo Sá. "O agachamento búlgaro é apenas um dos caminhos possíveis para atingir esse fortalecimento."

...

Veja mais

Veja também

Nem agachamento, nem hip thrust: o exercício sem equipamentos que não pode faltar para modelar os glúteos

Veja momento em que jovem quebrou as pernas durante agachamento com 140 quilos: "Poderia acontecer com qualquer um"

Aumente o crescimento dos seus glúteos com o step-up graças a essa dica de um Doutor em Atividade Física

Nem caminhada, nem ioga: este é o melhor exercício de treinamento de força para fazer em casa ou na academia depois dos 50 anos

O Apple Watch mudou a forma como a Geração Z se preocupa com a saúde: antes ignoravam, agora se preocupam

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade