Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se você ainda guarda mágoa dos seus pais, a psicologia explica por que isso acontece e como superar

Mágoas antigas podem afetar sua vida adulta. Se você sente que carrega feridas da infância, saiba que não está sozinho — e dá pra cuidar disso.

27 jan 2026 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Guardar mágoas da infância é mais comum do que parece — especialmente quando essas mágoas envolvem nossos pais. Às vezes, são palavras que marcaram, atitudes que machucaram ou simplesmente a sensação de não ter recebido o cuidado emocional de que precisávamos.

O problema é que, quando essas feridas não são resolvidas, elas continuam influenciando nossos relacionamentos, decisões e até a forma como enxergamos a nós mesmos. Mas é possível virar essa chave. A psicóloga Rebeca Carletto compartilhou cinco dicas práticas para ajudar você a lidar com esse rancor e, aos poucos, se libertar dele — sem precisar fingir que nada aconteceu.

Leia mais: Sete frases que filhos adultos gostariam de ouvir dos pais e que são essenciais para construir um relacionamento saudável

Por que sentimos mágoa dos nossos pais?

É comum que, ao longo da vida adulta, certas mágoas relacionadas aos nossos pais comecem a aparecer com mais clareza — às vezes como um incômodo, outras como verdadeiros ressentimentos que insistem em permanecer. Mas por que isso acontece, mesmo com o passar do tempo e o amadurecimento? Segundo a psicóloga Rebeca Carletto, tudo começa na infância.

"Quando somos crianças, dificilmente conseguimos entender ou nomear nossos sentimentos, especialmente diante de experiências negativas com figuras parentais", explica a especialista. "A gente sente, mas não sabe o que está acontecendo — e, muitas vezes, também não tem com quem conversar sobre isso."

...

Veja mais

Veja também

Se você ainda guarda mágoa dos seus pais, a psicologia explica por que isso acontece e como superar

Cinco frases que os pais mais inteligentes emocionalmente usam com seus filhos e que são melhores do que "não chore"

Os cinco hábitos dos pais de alunos mais bem-sucedidos

9 dicas para acalmar as crianças na viagem de carro

Sete frases que filhos adultos gostariam de ouvir dos pais e que são essenciais para construir um relacionamento saudável

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade