PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja o que fazer no caso de uma infecção de ouvido

As otites, como são conhecidas as infecções de ouvido, podem se agravar sem o tratamento adequado. Veja o que fazer

14 mai 2024 - 15h00
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

As infecções de ouvido, também conhecidas como otites, são condições comuns, especialmente em crianças, mas também podem afetar adultos. Compreender os sintomas, causas, tratamento e medidas preventivas é essencial para lidar com essa condição de forma eficaz.

Veja o que fazer no caso de uma infecção de ouvido
Veja o que fazer no caso de uma infecção de ouvido
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Quem faz o alerta é a Dra. Ariane Gonçalves, audiologista, da clínica AudioFisa, especialista em audição e autora do Livro Descomplicando a Perda Auditiva.

Sintomas e causas da infecção de ouvido

Segundo a especialista, os sintomas mais comuns de infecção de ouvido incluem:

  • Dor;
  • Sensação de pressão no ouvido;
  • Perda auditiva temporária;
  • Secreção ou drenagem do ouvido;
  • Febre;
  • Irritabilidade (especialmente em crianças);
  • Dificuldade para dormir. 
  • Tontura ou vertigem nos casos mais graves.

"As infecções de ouvido podem ser causadas por vírus ou bactérias, sendo mais comuns as infecções bacterianas. Essas infecções podem ser consequência de diversos fatores, incluindo resfriados, gripes, alergias, exposição a fatores irritantes como fumaça de cigarro, e até mesmo mudanças de altitude durante viagens de avião", aponta a audiologista. 

Prevenção e tratamento

Conforme Ariane, para prevenir infecções de ouvido é importante manter uma boa higiene e evitar exposição a fatores irritantes, como a fumaça de cigarro. Além disso, é importante manter-se atualizado com as vacinas recomendadas, especialmente para crianças.

Já o tratamento varia dependendo da gravidade e da causa subjacente. Em muitos casos, as infecções de ouvido podem ser tratadas com analgésicos para aliviar a dor e/ou antibióticos se a infecção for bacteriana. 

"É importante procurar atendimento médico se suspeitar de uma infecção de ouvido, pois a negligência ou o tratamento inadequado podem levar a complicações, como infecções recorrentes, perda auditiva permanente, ruptura do tímpano e disseminação da infecção para outras áreas do ouvido", alerta a profissional.

O que não fazer na suspeita de infecção de ouvido

Ao suspeitar de uma infecção de ouvido, é importante evitar colocar objetos dentro do ouvido, como cotonetes, pois isso pode empurrar a cera mais profundamente no canal auditivo e piorar a situação, alerta Ariane 

"Além disso, não tente limpar o ouvido com soluções caseiras sem orientação médica, pois isso pode irritar ainda mais o ouvido ou causar danos ao tímpano. O melhor curso de ação é procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado", recomenda a especialista.

Em resumo, as infecções de ouvido podem causar desconforto significativo e, se não tratadas adequadamente, podem levar a complicações graves. "Reconhecer os sintomas, buscar tratamento médico adequado e seguir medidas preventivas são passos essenciais para lidar com infecções de ouvido de forma eficaz e evitar complicações a longo prazo", finaliza a audiologista.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade