0

Veja como escolher o queijo certo para a sua saúde

16 mai 2019
08h13
  • separator
  • 0
  • comentários

É comum escutar (e falar) que os queijos amarelos são prejudiciais, apesar do sabor delicioso. Esqueça essa máxima. Afinal, não é possível generalizar. O Guia Alimentar Para a População Brasileira explica que os queijos benéficos para a saúde são formados por leite, sal e micro-organismos usados para fermentar o leite.

Assim como o ?popular? minas frescal, todas as variedades são importantes fontes de cálcio, proteína e também vitamina B12, fundamental para o funcionamento do sistema nervoso.

Outra vantagem são os probióticos contidos no queijo, famosas bactérias que regulam a flora intestinal. Por isso, o consumo periódico é recomendado.

Qual escolher?

Para saber qual o queijo mais benefício para você, basta conhecer as propriedades de cada um. Em linhas gerais, o ideal é optar por um com quantidades reduzidas de calorias, gordura e sódio. Fique atento também a possíveis corantes que podem ser encontrados na composição.

Se o seu objetivo é fortalecer a estrutura óssea, o provolone é um excelente aliado, já que oferece quantidade de cálcio elevada. O parmesão, por sua vez, tem boa concentração de proteína, diferentemente do minas frescal, que tem pouca gordura.

Caseína

Principal tipo de proteína encontrada no queijo, a caseína reduz a pressão sanguínea. Além disso, ela facilita a absorção dos minerais.

Moderação

Os queijos ajudam e muito na saúde. Entretanto, o consumo deve ser moderado. Ou os resultados podem ser desastrosos. Por isso, o alimento deve ser introduzido em uma dieta balanceada e saudável. Mas como fazer isso? Simples. A melhor forma é contar com a ajuda de um nutricionista ou médico especializado.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade