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vc repórter: em cinema, Ministério da Saúde lança campanha de aleitamento

1 ago 2013 - 20h50
(atualizado às 20h53)
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<p>Campanha acontece em 60 salas de cinema distribuídas em 30 municípios brasileiros</p>
Campanha acontece em 60 salas de cinema distribuídas em 30 municípios brasileiros
Foto: Santini / vc repórter

Uma parceria entre  Ministério da Saúde e uma rede de cinemas para mostrar a importância da amamentação foi lançada nesta quinta-feira, em Brasília. Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a campanha tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e sua esposa Roberta Rodrigues, pais recentes de gêmeos.

O princípio básico do programa, intitulado Cinematerna, criado em 2008, é exibir pequenos filmes sobre o aleitamento materno em salas de exibição. A rede de cinema Cinemark disponibiliza 60 salas em 30 municípios de 14 cidades para, em horário específico, realizar a ação.

O Ministério da Saúde também irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde. Serão cerca de 200 mil cartazes que deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.

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A amamentação exclusiva, segundo o órgão, é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.

O internauta Santini, de Brasília (DF), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
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