PUBLICIDADE

Treinos para homens: a importância dos exercícios para a saúde masculina

Profissional compartilha os benefícios e dicas para um melhor desempenho e resultados nos treinos para homens

30 nov 2023 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários

É muito comum encontrar informações a respeito dos exercícios físicos com foco nas mulheres e suas vantagens para a saúde e uma melhor autoestima. Porém, é muito importante falarmos também sobre os benefícios dos treinos para homens.

Profissional aponta os benefícios dos treinos para a saúde dos homens
Profissional aponta os benefícios dos treinos para a saúde dos homens
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

É fato que, nos últimos anos, a importância da prática de exercícios físicos tornou-se ainda mais notória, principalmente pelas evidências comprovadas dos benefícios que a frequência deles nos traz. Exemplo disso é que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa.

Segundo Alexandre Brufatto, coordenador técnico da Jab House, do Grupo Smart Fit, a atividade física, especialmente a musculação, traz diversos benefícios para a saúde do homem, entre eles a melhora do condicionamento, aumento da massa muscular, redução da gordura corporal e a melhora da disposição.

Benefícios dos treinos para homens

Para o profissional, os benefícios proporcionados pela atividade física na saúde dos homens são inúmeros. Entre eles, Brufatto cita:

  • Melhora da saúde cardíaca;
  • Redução da gordura corporal, principalmente na região abdominal;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas, como infarto e AVC;
  • Fortalece a musculatura;
  • Protege as articulações.

"A prática da musculação, assim como qualquer atividade física, faz com que o corpo aumente a produção de hormônios como a endorfina e serotonina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar, vitalidade e satisfação, entre outros. Com isso, o dia fica muito mais produtivo e mais leve, dando uma verdadeira surra no stress", aponta.

Ele ressalta, ainda, que se engana quem acredita na importância da regulação hormonal apenas entre as mulheres, uma vez que esse fator também se faz na saúde masculina, sendo necessário que os hormônios estejam de acordo entre si para um bom funcionamento do organismo, o qual, inclusive, tem o treino como um forte aliado nessa regulação.

"Um treino bem elaborado e feito com as progressões corretas de carga e intensidade faz com que a produção de testosterona - principal hormônio masculino e responsável pela libido, disposição, energia e força - seja estimulada e, consequentemente, aumentada", aponta o profissional.

Quando é hora de começar a treinar?

Diante de tantos benefícios, Brufatto afirma que nunca é tarde para inserir o esporte na rotina e, inclusive, no que diz respeito à idade, estudos recentes apoiam que a musculação seja inserida para meninos a partir dos nove anos, mas em um formato fora do tradicional, focando mais na parte lúdica do exercício do que na performance em si.

"Hoje, a partir dos 12 anos, já é possível ingressar na musculação de fato, porém, é de extrema importância a presença de um profissional da área, que deve ser o responsável por organizar, periodizar e conduzir o treino", complementa.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade