PUBLICIDADE

Tapioca ou pão?

Comida da moda, a tapioca tem substituído o pão na mesa de quem busca uma alimentação mais saudável. Mas será que essa troca faz sentido?

19 jan 2021 - 13h01
Compartilhar
Exibir comentários

No cardápio de quem está em busca de uma alimentação mais saudável, o pão tem perdido lugar para a tapioca, considerada uma opção de carboidrato mais interessante para quem quer perder peso.

"Agora a tapioca está na moda. Então, ouve-se muito a orientação de trocar o pão pela tapioca, que seria um alimento melhor", fala a nutricionista Fabiana Bernardi. 

Pão ou tapioca, qual a melhor opção? 

"Na verdade, a tapioca e o pão são alimentos muito similares, no sentido de que os dois fornecem carboidratos de alto índice glicêmico. A fonte desse nutriente é que difere. Do pão é a farinha de trigo e da tapioca, a fécula da mandioca", explica a nutricionista. 

Em termos práticos, isso significa que a glicose gerada pelo consumo desses alimentos fica prontamente disponível no sangue. Portanto, quem é portador de diabetes deve ficar atento ao consumo em excesso da tapioca. 

O valor nutricional da tapioca 

A tapioca é, principalmente, uma fonte de carboidrato. Ela também contém um pequeno percentual de proteínas e de vitaminas e minerais. Esses valores nutricionais não são alterados se a tapioca é em goma ou flocos. 

Uma alternativa para variar o cardápio de maneira balanceada é incluir recheios magros, como alguns tipos de queijos e embutidos, ou uma proteína, como frango. 

"Algumas pessoas afirmam que a tapioca teria o poder de equilibrar o pH sanguíneo. Todavia, cientificamente, ainda não conhecemos nenhum alimento que tenha esse poder. Na verdade, até mesmo com medicação essa tarefa não é fácil", diz Fabiana.  

Foto: Marcio Atalla
Tapioca ou pão?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade