PUBLICIDADE

Sorriso perfeito: dicas para ter a saúde oral em dia

Adotar alguns cuidados, que vão muito além da escovação convencional, pode ajudar a manter o sorriso bonito e saudável

9 out 2023 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
Sorriso perfeito: dicas para ter a saúde oral em dia:

Sorrir nos torna mais bonitos e simpáticos, ajuda a estabelecer relações sociais mais facilmente, alivia a tensão e aumenta o bem-estar. O problema é que muitas pessoas sentem receio em sorrir por acreditarem possuir um sorriso inestético. 

“O sorriso pode ser prejudicado por fatores como falta de manutenção da saúde oral, estresse e má alimentação, já que favorecem o acúmulo de placa bacteriana, o amarelamento dos dentes e o surgimento de doenças orais, como cáries e gengivite”, afirma Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e consultor científico da Curaden Swiss.  

Mas o que poucos sabem é que conquistar um sorriso bonito é mais simples do que parece. Quer saber como? Confira as dicas do especialista abaixo.

Realize a escovação com uma escova adequada

O principal passo para conquistar um sorriso é a escovação regular, que deve ser realizada duas vezes ao dia. Mas é importante realizar essa etapa com uma escova ultramacia, já que escovas com cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival. 

“Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas, pois, quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista. 

Aposte em um creme dental de baixa abrasividade

Para potencializar a escovação, o uso de um creme dental é indispensável. Mas, assim como com as escovas, é preciso ficar atento às características dos produtos utilizados, visto que, segundo Hugo, a grande maioria dos cremes dentais possuem ação abrasiva, o que, em excesso, também pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva. 

Não se esqueça do fio dental e da escova interdental

Apenas a escovação não é suficiente para higienização efetiva da cavidade oral. Por isso, aposte também no uso do fio dental e de uma escova interdental. 

“Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, destaca o médico.

Higienize a língua

Apesar de não estar diretamente relacionada à aparência dos dentes, a higienização da língua é fundamental para manter a saúde oral em dia, evitando o mau hálito e o desenvolvimento de microrganismos que também podem ser nocivos para a dentição. 

Enquanto a escova tem cerdas um pouco mais firmes que as das escovas dentais convencionais, sendo assim mais eficaz em penetrar nas fissuras e irregularidades da língua para desalojar a saburra lingual, o gel facilita a remoção desta saburra e neutraliza os gases que provocam odor desagradável.

Aposte no enxaguatório bucal

O uso de enxaguatórios, como os produtos da linha Perio Plus+ da Curaprox, também é fundamental, pois, de acordo com o especialista, possuem ação importante na prevenção do desenvolvimento de microrganismos na cavidade oral. 

“Isso porque esses enxaguatórios são formulados com Citrox que é um agente antimicrobiano muito eficaz, com efeito bactericida, antifúngico e antiviral. Além disso, possuem Clorexidina, um agente antisséptico de amplo espectro de ação contra microrganismos patogênicos, sendo assim considerado o enxaguatório oral ‘padrão-ouro’ na Odontologia”, completa Hugo.

Invista nos clareadores

Quem sofre com dentes amarelados, que podem causar grande impacto na autoestima, pode optar pelo uso dos clareadores dentais. Existem diversas opções no mercado capazes de promover o branqueamento dos dentes sem prejudicar a saúde oral.

Mantenha a saúde oral em qualquer lugar

É interessante que você sempre tenha em mãos um pequeno kit composto de uma escova de dentes, creme dental e escovas interdentais para realizar a higienização independentemente de onde estiver. Hoje, é possível até mesmo adquirir kits portáteis prontos para a higiene oral, como o Travel Set, da Curaprox. 

“O Travel Set é um kit para cuidados orais que cabe no bolso, sendo assim ideal para ser usado fora de casa. O kit traz os já consagrados produtos Curaprox em versões portáteis, incluindo um creme dental vegano Be You 10 ml, duas escovas interdentais e uma escova dental CS 5460 Ultra Soft, a famosa escova Curaprox, em formato para viagem, sendo possível desmontá-la para tornar o transporte mais fácil”, destaca Hugo. 

E, para quando não é possível realizar a higiene oral adequada, vale a pena apostar em produtos como um enxaguatório oral. 

Desestresse

Além da higienização da boca, é fundamental também que você cuide da saúde de seu organismo como um todo, pois alguns fatores, como o estresse, podem afetar diretamente a saúde bucal. “

Em momentos de estresse produzimos altas quantidades de hormônios como hidrocortisona, cortisol e adrenalina, substâncias que desencadeiam um efeito pró-inflamatório no organismo, o que favorece o surgimento de inflamações e infecções, incluindo doenças periodontais”, afirma Hugo Lewgoy. 

“Além disso, quando estamos estressados aumentamos a prática de hábitos negativos, como a má higiene oral, o que somado a vulnerabilidade do organismo pode favorecer o surgimento de doenças como cáries, gengivite e halitose”, alerta. 

Por isso, invista em cuidados que visem a redução do estresse, como meditar, praticar exercícios físicos diariamente, dormir bem e manter contato com pessoas da família e amigos.

Alimente-se corretamente

Outro cuidado importante para conquistar um sorriso bonito é a adoção de uma alimentação balanceada e livre principalmente de açúcar, que é um dos principais vilões da saúde bucal, favorecendo o aparecimento de cáries, gengivite, halitose e outras doenças periodontais. 

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

“O recomendado então é limitar o consumo de açúcar, ingerindo, no máximo, uma colher de sopa do ingrediente por dia. Além disso, verifique nos rótulos dos produtos se existe algum tipo de açúcar escondido, limite a frequência dos lanches entre as refeições, substitua os refrigerantes por água e evite alimentos açucarados pegajosos, como chicletes e balas, que podem deixar resíduos nos dentes e favorecer o aparecimento das doenças orais”, completa Hugo Lewgoy.

Consulte um dentista regularmente

Por fim, é fundamental que você consulte um dentista com regularidade, já que ele é o profissional indicado para realizar uma avaliação do estado da sua saúde oral e da qualidade dos seus dentes, indicando assim os cuidados mais adequados para que você consiga conquistar um sorriso mais bonito.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade