PUBLICIDADE

Celulite: mitos e verdades que andam dizendo por aí

Dermatologista revela os fatos e boatos em torno das temidas ondulações na pele e ainda dá dicas de como tratar com eficiência

1 out 2023 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Dificilmente uma mulher passa a vida sem se queixar da quantidade de celulites que acumula em algum lugar do corpo. Isso porque a vilã, também conhecida como lipodistrofia ginóide, tem fortíssima influência do hormônio feminino estrógeno para se instalar em locais estratégicos, como coxas, nádegas e quadril.

Comumente discutida entre as mulheres em busca de eliminar ou, ao menos, amenizar os efeitos da celulite no corpo, a médica dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) Viviane Scarpa desmistificou os principais mitos e verdades que rondam essa condição:

O uso de roupa apertada causa celulite

Mito. A causa da celulite não é a roupa apertada, mas sem dúvida nenhuma roupas apertadas podem piorar o aspecto da pele, já que dificultam a drenagem linfática local, levando à piora do aspecto da celulite.

Água com gás causa celulite

Mito. O gás não piora o aspecto da celulite, o que piora a celulite são alimentos ricos em açúcar e sódio, como é o caso dos refrigerantes. O gás por si só não tem o poder de piorar o aspecto da pele.

Consumo de álcool causa celulite

Verdade. O álcool, por ser uma bebida calórica, pode levar ao acúmulo de gordura localizada e piorar a aspecto da celulite e, portanto, deve ser evitado quando queremos melhorar este quadro.

Somente pessoas acima do peso têm celulite

Mito. Apesar de a celulite ser mais comum em pessoas acima do peso, mesmo pessoas magras podem ter celulite. Isso se deve à predisposição genética e multifatorial presente nas causas da celulite.

Cremes firmadores melhoram a aparência da celulite

Verdade. Apesar de os cremes não terem o poder de penetrar nas camadas mais profundas da pele, os que têm ativos firmadores e drenantes melhoram o aspecto da pele e, portanto, podem melhorar a aparência da celulite. 

O ato de massagear a região diariamente durante a aplicação dos cremes também ajuda na drenagem local, o que também ajuda a melhorar a celulite. Lembrando sempre que, enquanto se usa o creme a pele melhora, mas se parar de usar volta ao aspecto inicial.

Os 4 diferentes graus da celulite

• Grau 1: As ondulações ou “furinhos” aparecem apenas quando a pele é comprimida;

• Grau 2: As ondulações já são percebidas sem a compressão da pele;

• Grau 3: Presença de nódulos e ondulações claramente perceptíveis;

• Grau 4: Vários nódulos, aspecto endurecido da pele e há inchaço local.

Como tratar a celulite em casa e no consultório

Sem rodeios, Viviane indica as condutas práticas que podem levar à vitória contra as celulites, ou ao menos, vencer algumas batalhas. 

"Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, beber a quantidade de água diária ideal para seu peso [peso kg x 35 = quantidade de ml de água que você deve ingerir] e o uso de cremes com ativos firmadores e drenantes sempre aplicados com massagem após o banho, são medidas importantes para quem quer melhorar o aspecto da celulite", elenca a especialista.

Em casos mais drásticos ou para quem prefere os procedimentos feitos por especialistas, a médica indica tratamentos como subcisão, bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, infravermelho e ondas de choque. 

"Esses métodos são muito utilizados e com ótimos resultados, se bem indicados", finaliza ela.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade