Especialista comenta como alcançar o sorriso perfeito

13 set 2019
10h00

Nesta semana chamamos o Dr. Igor Flechtman para dar mais detalhes sobre os possíveis caminhos para quem busca um sorriso brilhante:


Como sei qual tratamento devo optar?

Para se obter esse tão sonhado sorriso, não podemos deixar de fazer um DIAGNÓSTICO  BUCAL GERAL, procurando e tratando problemas como cáries, doenças gengivais e periodontais, infecções de canal, enfim, qualquer tipo de lesão causada por microrganismos ou por traumas físicos/químicos na cavidade bucal. A saúde em geral também não pode ser esquecida! Muita atenção deve ser prestada a doenças e condições físicas do paciente. Muitas vezes no consultório odontológico são diagnosticados problemas sistêmicos que devem ser tradados previamente; a comunicação entre Dentista-Paciente-Médico é fundamental. 

Exames clínicos, radiográficos, tomográficos, laboratoriais, entre outros, são essenciais para se obter um PLANEJAMENTO perfeito. O diagnóstico mostra aonde estamos e  o planejamento como e aonde  vamos chegar aos nossos objetivos de maneira prática e segura.  

O Dr. Igor também aproveitou para apontar três opções para chegar lá, em especial as facetas de porcelana, que quando realizadas, são uma ótima opção para alcançar o resultado estético ideal, dentro de um planejamento geral que inclua todos procedimentos corretivos e preventivos. 

Ortodontia - Com técnicas modernas e aparelhos discretos, corrigimos o posicionamento dos dentes, restabelecendo a harmonia muscular e equilíbrio da mordida. Dentes apinhados, tortos, dificultam a higienização, causando um problema gengival e/ou períodontal. Também levam a um esforço excessivo da musculatura, gerando desequilíbrios na articulação da mandíbula (ATM), dores de cabeça, dores na região do pescoço, ombros e costas. O tratamento Ortodôntico bem indicado evita grandes desgastes nos dentes que serão receberão facetas cerâmicas, prevenindo a quebra ou descolamento destas.

Clareamento Dentário- Esse tratamento pode ser realizado de três maneiras: Clareamento profissional caseiro ( paciente usa o produto clareador fora do consultório , em moldeiras feitas em laboratório), Clareamento profissional direto (o paciente terá seus dentes clareados em uma ou duas sessões no consultório) ou a combinação das duas técnicas. Uma profilaxia dentária é feita antes de qualquer técnica, são avaliados pontos de sensibilidade dolorosa e registramos a cor dos dentes. Mesmo com trabalhos extensos de facetas o Clareamento é necessário para obtermos um resultado harmônico entre todos os dentes. 

Após uma análise da boca e do rosto da pessoa, o profissional estuda como deixar o sorriso em harmonia com os traços da face. Um programa de computador simula o resultado, assim o paciente já sai entusiasmado com o que está por vir.
Após uma análise da boca e do rosto da pessoa, o profissional estuda como deixar o sorriso em harmonia com os traços da face. Um programa de computador simula o resultado, assim o paciente já sai entusiasmado com o que está por vir.
Foto: Livre

Planejamento e Instalação das Facetas- Com os dentes e todas as estruturas bucais em equilíbrio funcional e sadios, podemos planejar a execução das Facetas. Através de fotografias, moldagens e escaneamento intrabucal, criamos um modelo que ira ser “transferido” para a boca do paciente. É usada uma resina temporária que é provada sobre os dentes, com o formato, tamanho e volume planejado para as facetas. Nesse passo, são avaliados os movimentos de mastigação, a posição dos lábios, estética do sorriso, fonação etc. Também é a hora do paciente ver o seu futuro sorriso, dar a sua opinião e junto com seu dentista fazer modificações do mesmo.                                                       

Com tudo aprovado, são realizados os desgastes nos dentes para a moldagem (ou escaneamento) e envio dos modelos para o protético, que confeccionará as cerâmicas. Também existe um procedimento de confecção das Facetas muito mais rápido: o sistema CAD-CAM; o design e a confecção das cerâmicas são feitos no próprio consultório, dependendo do caso em um ou dois dias! Para isso são necessários equipamentos especiais instalados e treinamento especializado. Após a cimentação das Facetas, todas as orientações são passadas ao paciente.

 

___________________________________________________________________________________________________________________


Dr. Igor Flechtman

e-mail: flechtman@gmail.com

WhatsApp: 11 082919047

Ortodontia preventiva e corretiva

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Odontologia Estética Dentária e Facial (Toxina Botulínica, Preenchimento)

Odontologia do Sono (Ronco, Apneia, Bruxismo, Dtm's)

 Damon System Certifeid Doctor

 Invisalign System Certifeid Doctor

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade