Os dentes ficam mais sensíveis durante o verão?

31 ago 2017
11h00

Com certeza você já passou pela experiência nada agradável de sentir uma forte dor nos dentes ao comer algo muito frio como um sorvete ou um picolé. Este desconforto, conhecido como sensibilidade dental, é caracterizado por uma dor intensa e passageira causada pela exposição da dentina  (camada interna que envolve o nervo do dente) a comidas muito quentes ou muito frias.

Foto: Foto: Shutterstock

Em condições normais, a dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo esta proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

São nessas situações que a pessoa fica suscetível à sensibilidade dental. Ainda que o verão em si não seja um fator desencadeante da dor, nesta época do ano é mais comum que a sensibilidade apareça pelo aumento do consumo de bebidas e comidas frias.

Para evitar este desconforto nos meses mais quentes do ano, é aconselhável redobrar alguns cuidados com dieta e higiene oral. As três principais dicas são:

- Evitar alimentos ácidos: estes alimentos podem corroer o esmalte e causar exposição da dentina.
- Beber muita água: para equilibrar os efeitos de alguns alimentos ácidos, açucarados ou frios, é aconselhável beber água ou leite depois de comê-los.
- Usar flúor dental: É muito importante incorporar o flúor à rotina de higiene bucal. Este mineral fortalece o esmalte e protege o dente da erosão.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade