PUBLICIDADE

Tratamentos caseiros que podem acabar com a saúde bucal

De tratamentos para o mau hálito a invenções para clarear os dentes, as opções são variadas e provocam muitos riscos

2 dez 2022 - 10h00
Compartilhar
Receitas com açafrão em pó, casca de laranja, óleo de coco e limão são comuns na internet, mas devem ser evitadas
Receitas com açafrão em pó, casca de laranja, óleo de coco e limão são comuns na internet, mas devem ser evitadas
Foto: Pexels

Seja por falta de dinheiro, conhecimento ou crendice popular, muitas pessoas recorrem a soluções caseiras para tratar o sorriso sem saber dos riscos que estão correndo. De tratamentos para o mau hálito a invenções sem comprovação científica para clarear os dentes, as opções são variadas e provocam muitos riscos à saúde bucal.

O mau hálito pode atingir qualquer pessoa, mas tem cura. O problema é que por vergonha, facilidade de se resolver o problema através de conselhos da internet ou ainda por dificuldade em encontrar um profissional qualificado, muitas pessoas optam por usar remédios caseiros para combater o problema. 

Claro que é tentador poder resolver essa questão sem gastar muito dinheiro, tempo e sem divulgar para outras pessoas. Mas um dos principais problemas é que, na maioria dos casos, esses remédios caseiros podem estar escondendo algo mais sério.

É o caso do limão, que favorece um bom hálito por estimular a salivação, mas que, em excesso, pode causar erosão ácida e sensibilidade nos dentes, além de desconfortos estomacais. 

Com relação à remoção de tártaro, a técnica mais conhecida é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa solução promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação. 

O que acontece é que a abrasividade do bicarbonato agride tanto a superfície dental que realmente acaba removendo os resíduos mais superficiais, mas não a placa bacteriana calcificada como o tártaro. Além de não remover o tártaro como deveria, essa é uma solução muito abrasiva e seu uso pode prejudicar o esmalte dental, causando outros problemas bucais como a sensibilidade e a cárie. 

O desejo de ter dentes cada vez mais brancos torna os clareamentos dentais o tipo de procedimento bucal mais buscado nos consultórios. Infelizmente, trata-se de um tratamento caro e, justamente por isso, muitas pessoas recorrem a soluções caseiras que, apesar de naturais, podem colocar a saúde em risco. 

Receitas com açafrão em pó, casca de laranja, óleo de coco e limão são comuns na internet, mas devem ser evitadas, pois não garantem um resultado satisfatório e, ainda, podem agravar outros problemas da boca. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade