PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

TPM pode causar mau hálito: entenda por quê

Isso porque as alterações hormonais alteram o equilíbrio hídrico, diminuem a quantidade de água no organismo

23 set 2022 - 10h00
Compartilhar
A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina
A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina
Foto: Pexels

A tensão pré-menstrual,  conhecida por gerar mal-estar para algumas pessoas que menstruam,  apresenta sintomas como mudança de humor, dor de cabeça, inchaço, entre outros sinais incômodos. Apesar de pouco falada, durante essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito.

Isso porque as alterações hormonais alteram o equilíbrio hídrico, diminuem a quantidade de água no organismo e transferem esse líquido para pontos localizados, o que gera edema e inchaço. Essa diminuição de água também causa redução do fluxo salivar, causando mais saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua e acumula bactérias. Também ocorre nesse período o aumento de descamação do epitélio bucal, outro fator que contribui para a produção de saburra. 

A TPM gera também o aumento da tensão emocional, o que provoca a produção de epinefrina que, por sua vez, causa hipossalivação e diminuição do fluxo salivar. Mais uma vez o cenário é de aumento de saburra, o que ocasiona o mau hálito.

Essa placa formada na língua contém bactérias que metabolizam proteínas das células e restos alimentares, e, nesse processo, há a eliminação de enxofre, fonte do mau cheiro na boca. Mudanças na alimentação nessa fase também ajudam a piorar o hálito.

A boa notícia é que, ao tratar a tensão pré-menstrual, a halitose tende a melhorar. Além disso, existem mudanças de hábito que podem ajudar nessa fase, como atividade física regular e ingestão de muita água por dia nesse período. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade