PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

O que é flúor: saiba tudo sobre o tema

Mas, afinal de contas, qual a vantagem desse mineral natural, encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza?

30 ago 2022 - 10h00
Compartilhar
Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local
Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local
Foto: Pexels

Indispensável para a saúde bucal, o uso do flúor é naturalizado sobretudo entre moradores de grandes cidades, que recebem a substância por meio da rede de saneamento básico. Mas, afinal de contas, qual a vantagem desse mineral natural, encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza?

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.  A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações, endossam o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

Afinal de contas, como o flúor atua?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: a substância se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

O flúor também ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram, além de trabalhar durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca.

Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?

Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.

Se a água de sua comunidade não for fluoretada, nem contiver uma quantidade suficiente de flúor natural (uma parte em um milhão é considerada ideal), então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para suas crianças tomarem diariamente.

Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local. Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade