PUBLICIDADE

Escova de dente: jeito correto de segurar o acessório vai te surpreender

Para começar, é importante saber que escovar os dentes com pressa não está com nada

8 fev 2023 - 10h00
(atualizado às 10h46)
Compartilhar
Uma escovação adequada deve durar no mínimo dois minutos
Uma escovação adequada deve durar no mínimo dois minutos
Foto: Pexels

É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e a falta de tempo para marcar horário no dentista e obter orientação profissional podem contribuir para perpetuar alguns hábitos ruins na hora de escovar os dentes.

Para começar, é importante saber que escovar os dentes com pressa não está com nada e pode fazer com que você até machuque sua gengiva. Uma escovação adequada deve durar no mínimo dois minutos. Os movimentos devem ser suaves e com uma escova de cerdas macias.

Posicione a escova em ângulo de 45 graus ao longo da gengiva, fazendo movimentos que vão da gengiva até à ponta dos dentes. Inicie pelas superfícies internas de cada dente, depois, superfícies externas, tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores. Em seguida, escove a superfície de mastigação com movimentos para frente e para trás. Escove também a língua, para eliminar o grande acúmulo de bactérias

Com essa inclinação, as cerdas das escovas ficarão metade recobrindo a superfície dental e metade recobrindo a gengiva. Dessa forma é possível atingir o sulco gengival, região onde a sujeira (biofilme oral) mais se acumula. Estes pequenos movimentos vibratórios circulares devem ser executados por pelo menos 10 vezes em cada face do dente (parte de fora e parte de dentro). 

Vale lembrar que esta técnica não pode em hipótese alguma ser realizada com escovas duras e sim do tipo ultramacias com uma grande quantidade de cerdas. Caso contrário, pode ocorrer retração gengival e abrasão do esmalte.

Tenha em mente que o importante é a escova e não a pasta dental. A pasta não pode ser abrasiva e deve ser utilizada em pequena quantidade - semelhante a um grão de ervilha. No caso das crianças, até os seis ou sete anos, procure um creme dental não abrasivo, sem flúor, até que haja controle sobre a deglutição, pois, a água de abastecimento já é fluoretada e o excesso de flúor pode ser prejudicial.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade