PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dieta vegana faz mal para a saúde bucal: mito ou verdade?

Estudos indicam que o consumo de grandes porções de frutas e legumes auxilia na prevenção de câncer na boca

25 ago 2022 - 10h00
Compartilhar
Vegetarianos e veganos tendem a consumir quantidades maiores de antioxidantes
Vegetarianos e veganos tendem a consumir quantidades maiores de antioxidantes
Foto: Unplash

Optar por uma dieta vegana pode ser uma questão filosófica, de saúde ou de gosto mesmo. O indicado antes de mudar radicalmente a alimentação é consultar um nutricionista para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em seu prato.

A cada dia que passa mais pessoas aderem a novas dietas, que mudam completamente o cardápio e também o seu estilo de vida. A dieta vegana, que restringe totalmente o consumo de insumos de origem animal, é uma delas. As razões para tal são variadas: podem ser tanto por questões políticas e sociais quanto por saúde. Em comum fica a dúvida: dieta vegana faz mal para os dentes? Mito ou verdade? 

Apesar do senso comum dizer que a alimentação vegana promove maior tendência a cáries, trata-se de um mito. Isso porque frutas e vegetais mais fibrosos, além de fazer um grande bem para a saúde de um modo geral, são extremamente bons para a limpeza da boca, auxiliando no combate da placa bacteriana. 

Estudos indicam, inclusive, que o consumo de grandes porções de frutas e legumes auxilia na prevenção de câncer na boca. Isso porque vegetarianos e veganos tendem a consumir quantidades maiores de antioxidantes, que podem proteger ainda mais a boca.

O que não pode faltar no prato para uma boa saúde bucal

Castanhas, sementes e frutas secas, com destaque para lentilhas, grãos-de-bico, soja, castanha de caju e ameixa, devem fazer parte do cardápio de uma pessoa vegana.

Para absorver cálcio, a indicação são soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões, além de batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua em flocos, lentilha, grão de bico, chia pistache, goiaba, couve e aspargos.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade