PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dentes entortam na fase adulta? Entenda como a dentição pode mudar

Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação

21 set 2022 - 10h00
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Para evitar esses problemas na fase adulta, é recomendável que a dentição seja corrigida ainda na infância por meio de aparelhos ortodônticos
Para evitar esses problemas na fase adulta, é recomendável que a dentição seja corrigida ainda na infância por meio de aparelhos ortodônticos
Foto: Pexels

Muito além da questão estética, dentes alinhados cumprem uma boa função na saúde da boca e do corpo de um modo geral. Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação, a alteração da fonética e a respiração pela boca, que ocasiona problemas na gengiva, língua e mau hálito.

Para evitar esses problemas na fase adulta, é recomendável que a dentição seja corrigida ainda na infância por meio de aparelhos ortodônticos. Além disso, hoje em dia existem inúmeras opções discretas para quem deseja corrigir o sorriso depois de grandinho.

No entanto, alinhar os dentes quando criança não significa, necessariamente, que a dentição permanecerá no mesmo lugar após alguns anos. Isso porque mudanças no corpo e fatores externos podem alterar a posição dos dentes.

Roer unhas, chupar dedo, palitar os dentes, morder canetas ou lápis podem trincar o esmalte e desgastar os dentes, mudando a aparência do sorriso. Apertar os dentes durante a prática de atividades físicas e esportivas também é outro hábito maléfico. Se você perceber que está com esse costume, procure o seu dentista para desenvolver um protetor ou um aparelho que proteja os dentes adequadamente também durante o treino.

Dente do siso: vilão ou injustiçado?

Alguns dentistas acreditam que, por ser último da arcada e normalmente ter pouco espaço para nascer, a força da erupção do dente do siso pode fazer com que os dentes vizinhos fiquem desalinhados. No entanto, outros profissionais da área acreditam que esses entortamentos são mais uma série de coincidências do que propriamente culpa do pobre do dente do siso.

Há ainda outro fator que pode contribuir para essa coincidência; o estreitamento natural da face que acontece com o passar dos anos e que se inicia bem na época em que os sisos começam a nascer, diminuindo o espaço para os dentes se acomodarem tranquilamente.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade