PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Canal dentário: o que é e como ele é feito?

Tratar o canal significa retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz, que pode estar danificada

7 nov 2022 - 10h00
Compartilhar
O procedimento oferece mais de 95% de chance de salvar o dente
O procedimento oferece mais de 95% de chance de salvar o dente
Foto: Pexels

O termo tratamento de canal pode causar arrepios, mas é graças a essa técnica que muitos dentes podem ser salvos. Tratar o canal significa retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz, que pode estar danificada, infeccionada ou morta, e precisa ser removida para não infeccionar.  

Esse procedimento oferece mais de 95% de chance de salvar o dente. Para atingir esse índice, é preciso conhecer a anatomia, a fisiologia nervosa e os processos inflamatórios. Entre as causas mais frequentes para o tratamento de canal estão dentes quebrados, cárie profunda e dano ao dente (como, por exemplo, um trauma forte que pode ser recente ou mais antigo).

Uma das principais dúvidas quanto ao tratamento é se ele dói. A resposta depende muito mais do profissional e dos materiais escolhidos do que do procedimento em si. Se o dentista optar por um anestésico de alta qualidade, a garantia do tratamento ocorrer sem dor é alta.

O tratamento varia conforme a extensão da lesão e o nível de comprometimento e de raízes e/ou canais envolvidos. Pode durar de uma a três sessões e, em casos particulares, envolve outras etapas. Vale lembrar que os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. 

Veja, abaixo, algumas dúvidas sobre o tratamento de canal:

  • Tratamento de canal dói?

Depende muito mais do profissional e dos materiais escolhidos do que do procedimento em si. Se seu dentista optar por um anestésico de alta qualidade, a garantia do tratamento ocorrer sem dor é alta.

  • Quanto tempo leva?

Isso varia conforme a extensão da lesão e o nível de comprometimento e de raízes e/ou canais envolvidos. Pode durar de uma a três sessões e, em casos particulares, envolver outras etapas.

  • Qual a durabilidade de um dente restaurado?

Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

  • O dente sempre escurece?

Com a evolução dos materiais, atualmente não ocorre mais a variação de cor entre o dente com canal tratado e os demais.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade