Mais da metade das crianças sofre com erosão dentária

O desgaste do esmalte do dente não é exclusividade de adultos

27 ago 2019
10h00

A erosão dentária, como é chamado o desgaste do esmalte do dente, não tem sintomas aparentes até estar em um nível avançado e por isso é difícil de detectar em nossos pequenos. Normalmente os pais só percebem quando a dentina já está exposta e um ponto amarelado fica evidente no dente da criança.

Mas o que causa a erosão dentária? Habitualmente o problema está vinculado com o consumo de substâncias ácidas. Em crianças pode ser bebidas como refrigerantes e sucos de caixinha, e até chiclete. E uma pesquisa realizada em São Paulo revelou que 51,3% das crianças entre 3 a 4 anos indicavam algum nível de desgaste dentário erosivo.

Foto: Livre

Como em quase tudo que envolve a saúde bucal, a prevenção é o melhor caminho. Substitua as bebidas ácidas por outras opções mais naturais ou mesmo água. No caso do suco natural de limão, adicionar leite é uma solução válida também. Tomar a bebida por canudo (de papel ou alumínio, claro) auxilia ao evitar o contato direto da bebida com o dente, e também adicionar gelo faz com que a acidez diminua.

Fonte: FF
publicidade