Descubra como manter a saúde bucal dos filhos nas férias

Especialista ensina melhor maneira de ensinar aos pequenos como é importante a higiene da boca

10 jul 2019
10h00

Conversamos com Dra. Tania Regina Chiarizzi sobre os cuidados que devemos ter com nossos filhos. A especialista e mestre em odontopediatria nos contou como é importante criar a cultura da boa higiene bucal nos pequenos e ainda abordou como devemos trabalhar esse tema agora nas férias escolares de julho.

1) Qual a importância da prevenção na saúde bucal da criança?

A prevenção é garantia de sorriso saudável, você deve trazer seu filho periodicamente para consultas preventivas.

A formação dos dentes começa na fase intra- uterina. E, por isso, o ideal é que a primeira consulta seja nessa época. Para que a mãe receba informações sobre o flúor, higiene bucal, importância da amamentação natural para oclusão, uso de chupeta e escolha de bicos de mamadeira entre outros.

Essas informações “ transformadas” em ações será a base da prevenção. Por isso, os pais não devem esperar até que todos os dentes estejam na boca (2 a 3 anos) ou alguma emergência ocorrer para fazer a primeira visita, mas sim procurar medidas preventivas.

Saúde, bons hábitos e um belo sorriso.

Foto: Shutterstock.com

2) Qual é a melhor maneira de manter a higiene bucal dos filhos nas férias?

Melhor maneira é tentar não aumentar tanto a frequência e ingestão de açúcares e carboidratos, principalmente os mais pegajosos, como balas e bolachas recheadas.

Motive seu filho, aproveite as férias para comprar escovas e pastas novas, crie um momento diferente e lúdico, deixe seu filho ver você escovar os dentes e passar o fio dental, eles adoram imitar.

Não se esqueça da higiene bucal antes de dormir, já que com as férias os horários são mais flexíveis e livres, esse horário é muito importante para a prevenção e muito fácil para ser esquecido nesse período.

3) O alto consumo de carboidratos por crianças aumenta a chance de ter cáries?

Sim! A cárie é uma doença multifatorial e a ingestão de carboidratos aumenta seu risco

______________________________________________________________________________________________________________

"Sempre me interessei pelos trabalhos que relacionam a informação dos pais e seu reflexo na saúde bucal de seus filhos e a integração de fonoaudiólogos, psicólogos, médicos pediatras, escolas e revistas especializadas como parte dessas informações.

Aliado a esse interesse e filosofia mantenho um consultório ativo para gestantes, bebês, crianças e adolescentes, sempre tendo como base de trabalho a motivação e a educação tanto dos pais como das crianças. Essa é a base da Odontologia preventiva, aliada a tecnologia disponível para a desmistificação de traumas dos pais em relação à Odontologia, devido ao meu interesse em Odontologia para bebes, deixo minha tese de mestrado.

Essa preocupação com a informação sempre foi a base de meus trabalhos de pesquisa. Dessa forma possuo uma base muito sólida para identificar as ansiedades dos pais e procurar fazer estudos constantes, mantendo essa especialidade como a elite da Odontologia".

Dra. Tania Regina Chiarizzi 
Especialista e mestre em odontopediatria

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade