Como evitar a fluorose, as temidas manchas nos dentes

A fluorose é uma alteração no esmalte dentário devido à ingestão excessiva de flúor na época da formação dos dentes

3 jul 2020
10h00
atualizado às 10h42
  • separator

A fluorose é uma alteração no esmalte dentário devido ingestão excessiva de flúor na época da formação dos dentes. Estudos comprovam que os indivíduos com fluorose têm maior chance de ter baixa autoestima, pouca autoconfiança e evitam sorrir muito, podendo abalar sua vida social e seus relacionamentos.

Para entender melhor o problema, conversamos com Bruna Conde, cirurgiã dentista, pós-graduada em Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Disfunção Temporomandibular, que tirou as principais dúvidas. Veja:

O que fazer para evitar a fluorose?
A severidade da fluorose dependerá do tempo e duração da dose de flúor.  Pais precisam ser instruídos sobre a quantidade de creme dental na hora da escovação dos seus filhos, pois eles precisam ser supervisionados. Além disso, ao visitar o dentista, o mesmo deve ser capacitado e atento à aplicação excessiva de flúor na formação dos dentes. Regiões com abastecimento de água fluoretada devem seguir a concentração “ótima” (0,70 ppm de fluoreto para a maioria das cidades brasileiras) sendo um método seguro, reduzindo a formação de cárie com o mínimo de efeito colateral para fluorose dental.

A alimentação influencia na fluorose? Se sim, quais alimentos devem ser evitados?
A alimentação típica brasileira, mesmo preparada com água fluoretada, é mais segura em termos de risco de fluorose dental quando comparados com alimentos infantis industrializados.

Quem tem fluorose pode fazer clareamento?
Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.

Como evitar a fluorose, as temidas manchas nos dentes
Como evitar a fluorose, as temidas manchas nos dentes
Foto: Unplash


Qual o tratamento para a fluorose?
Diversas alternativas de tratamento são preconizadas. De forma conservadora, pode ser indicada a microabrasão e o clareamento dentário. E em casos de alterações muito severas, profundas e com alto comprometimento estético pode ser recomendado desgaste da estrutura dental com restauração em resina composta ou lentes de contato ou coroas cerâmicas.

Quais os riscos dos tratamentos caseiros?
Não existem medidas caseiras para tratar a fluorose. Manter a higiene em dia e visitar regularmente o dentista para uma raspagem e profilaxia profissional é fundamental para a saúde e estética. Cuidados caseiros e receitas milagrosas sem a supervisão do dentista podem causar sensibilidade excessiva e desgaste dos dentes, piorando o quadro da fluorose.

Além da questão estética, quais os malefícios da fluorose?
Além das manchas brancas, pode ter coloração amarelada ou acastanhada com risco aumentado de cáries e fratura dentária, alterando a anatomia original do dente e podendo influenciar na qualidade de vida.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade