Como escovar os dentes corretamente? Prática pode ter pegadinha!
Os movimentos devem ser suaves e com uma escova de cerdas macias
Escovar os dentes é um ato tão natural que poucas pessoas param para pensar qual a forma mais correta de higienizar a boca. Para começo de conversa, o ideal (e indicado pelos dentistas) é que a escovação seja feita três vezes por dia ou logo após qualquer tipo de alimentação e antes de dormir.
É importante saber que escovar os dentes com pressa não está com nada e pode fazer com que você até machuque sua gengiva. Uma escovação adequada deve durar no mínimo dois minutos. Os movimentos devem ser suaves e com uma escova de cerdas macias. E quem está entre uma sessão e outra de clareamento dental pode usar um creme branqueador porque ele ajuda a estabilizar a cor.
A posição correta
Posicione a escova em ângulo de 45 graus ao longo da gengiva, fazendo movimentos que vão da gengiva até à ponta dos dentes. Inicie pelas superfícies internas de cada dente, depois, superfícies externas, tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores. Em seguida, escove a superfície de mastigação com movimentos para frente e para trás. Escove também a língua, para eliminar o grande acúmulo de bactérias.
Fio dental
O uso do fio dental deve ser feito sempre antes da escovação e sem força, pois o excesso de pressão pode machucar a gengiva e fazê-la sangrar. A maneira correta é enrolar no dedo médio de uma mão a maior parte do fio e o restante no dedo médio da outra mão, com a ajuda dos polegares deve retirar os restos dos alimentos dos dentes superiores e com a ajuda dos indicadores retira os alimentos dos dentes inferiores. O tamanho ideal de fio dental é 40 centímetros.
Enxaguantes? Nem sempre!
Quem gosta de usar um enxaguante bucal ao fim da escovação deve saber algumas coisas. Primeiro, ele não substitui a escovação, é apenas um complemento. E segundo, o dentista é a melhor pessoa para indicar qual é o melhor enxaguante para cada caso e como o produto deve ser usado.
Troque os itens de higiene bucal
É recomendado fazer a troca da escova dental a cada três meses. Para não esquecer, deixe anotado na agenda ou faça um lembrete e cole no espelho. A exceção ocorre se houver alguma infecção durante esse tempo. Nesse caso, a escova deve ser trocada logo após o quadro de infecção. E, se você também usa raspadores linguais, saiba que o tempo ideal para trocá-los é o mesmo das escovas dentais, de três em três meses.