PUBLICIDADE
Logo do

Higiene Bucal Básica

Limpeza nos dentes: de quanto em quanto tempo precisa fazer?

A recomendação é realizar a limpeza profissional nos dentes de seis em seis meses

12 ago 2021 10h00
Publicidade
Foto: Pexels

Você escova os dentes com regularidade, usa fio dental todos os dias e é adepto do enxaguante bucal seguindo as orientações do seu dentista e, mesmo assim, a temida placa bacteriana e, como consequência, o tártaro, surge de tempos em tempos.

É importante saber que a existência da placa bacteriana não é um problema por si só. A presença de bactérias no corpo é parcialmente natural, até mesmo na área da boca. Quando os dentes não são higienizados corretamente, a placa bacteriana pode se acumular e se endurecer. Isso resulta na formação do tártaro, uma das principais causas da doença periodontal. Se esse problema não for tratado, ele pode resultar na perda dos dentes.

Por conta desse risco, é necessário adotar uma rotina de cuidados dentários para evitar o acúmulo da placa bacteriana. Essa rotina deve incluir a escovação dos dentes após as refeições, bem como o uso do fio dental. Além disso, é importante lembrar de limpar a língua com movimentos suaves de vai e vem.

Um elemento importante para uma rotina de cuidados dentais efetiva são as visitas regulares ao consultório odontológico. Para manter a saúde bucal em dia, a recomendação é realizar a limpeza profissional nos dentes de seis em seis meses, assim evita-se doenças periodontais e danos mais graves à estrutura da boca.

Fazer a limpeza de tártaro no dentista é quase um clareamento, em alguns casos. Seria maravilhoso poder ter o mesmo resultado em casa. Mas para tirar aquele amarelado, apenas na cadeira do dentista.

Para fazer essa limpeza, o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato. Nesse procedimento, o profissional faz uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente.

Para saber se você tem tártaro é simples. Olhe no espelho. Você verá alguns locais nos dentes com regiões opacas e volumes irregulares. Muitas vezes, o tártaro se acumula empurrando a gengiva e causando sangramento, além de dificultar a higiene do local. O ideal é que você procure seu dentista para avaliar.

Fonte: Equipe portal
Publicidade