Gengiva é a moldura dos dentes, aprenda cuidados

30 ago 2019
10h00

Voltamos a conversar com a Dra. Brigitte Kammerer sobre a importância de cuidarmos de nossa gengiva como cuidamos do restante da boca.  Acompanhe:

Por que a gengiva influencia na estética do sorriso?

O sorriso é a principal manifestação de contentamento e alegria. Por isso, nossa cultura valoriza muito o sorriso e o que ele mostra. Num riso mais franco e expressivo, expomos dentes e gengivas.

Geralmente, associamos o belo com o saudável e o jovem. Assim, dentes claros nos transmitem a ideia de dentes limpos. Dentes grandes nos indicam que não houve desgaste pelo uso, ao longo dos anos. Dentes alinhados e simétricos nos passam uma conotação agradável, de harmonia e ordem.

A gengiva contorna a parte do dente que aparece no sorriso. Ela é a moldura dos dentes. Assim, quando vemos uma gengiva avermelhada e inchada, temos a percepção de que aquele sorriso não está saudável e não o achamos bonito. Se em cada dente, a gengiva está em uma posição diferente do seu correspondente, os dentes ficam de tamanhos diferentes, e não há harmonia no sorriso. Ainda, se a gengiva aparece muito, de forma desproporcional com o tamanho dos dentes, interpretamos como algo fora do comum.

Como posso deixar minha gengiva mais bonita?

O primeiro passo para ter uma gengiva bonita é deixa-la saudável. Usar fio dental e a técnica correta de escovação, são fundamentais. A gengiva saudável terá uma cor rosada (que varia de acordo com a etnia), é bem aderida aos dentes (não é inchada) e não sangra com a escovação ou fio dental. Quando vemos uma gengiva com essas características, associamos a uma gengiva saudável. Além disso, escovar os dentes sem colocar força na escovação ajuda a prevenir as retrações na gengiva.

Caso a gengiva já esteja retraída, ou exista uma desproporção entre o tamanho da gengiva e do dente, existem procedimentos cirúrgicos para corrigir as discrepâncias. O sorriso gengival, quando a gengiva é bastante exposta durante o sorriso, é um exemplo de característica anatômica que muitas vezes pode ser modificada.

Foto: Livre

Quais procedimentos existem para deixar minha gengiva mais bonita?

A especialidade que cuida da gengiva é a Periodontia. Entre os procedimentos cirúrgicos estéticos da especialidade, estão: o recobrimento de retrações gengivais com enxertos gengivais; e a plástica gengival, onde aumenta-se o tamanho dos dentes removendo uma parte da gengiva e até do osso. Esses procedimentos, quando bem indicados, costumam ser realizados em consultório, ter um pós-operatório previsível, resultados satisfatórios e longevos.

É interessante lembrar que a busca da estética condiz com características individuais. Logo, idade, gênero, raça, aspectos comportamentais, características anatômicas e cultura devem ser considerados para um bom planejamento e resultado.

_______________________________________________________________________

“Sinto que é um verdadeiro privilégio cuidar das pessoas, tornando possível que elas sorriram com prazer. O conhecimento científico e a tecnologia embasam os tratamentos que realizo, sempre respeitando a individualidade de cada um. Assim, consigo chegar no meu principal objetivo: a grande satisfação do paciente”.

Brigitte Kammerer graduou-se na USP, é especialista em Periodontia e técnica em Prótese Dentária. Possui cursos de pós-graduação em Estética, Implantes Dentários, Prótese e Harmonização do Sorriso. Atende na Lis Odonto, na Av. Brig. Faria Lima, em São Paulo.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade