Cinco fatos curiosos sobre a escova de dente

Sua origem, feita de galhos e folhas de árvores, data dos 3.500 anos antes de Cristo

1 dez 2020
10h00
  • separator
Foto: Pexels

A escova de dente é uma peça fundamental na higiene e saúde bucal. Sua origem, feita de galhos e folhas de árvores, data dos 3.500 anos antes de Cristo. O objeto que chegou mais perto de uma escova foi achado no Egito e nada mais era que ramos de plantas, fibras vegetais ou raízes de árvores que, quando desfiados, pareciam um pincel. Quer saber mais sobre a escova de dente? A gente te conta!

A escova atual
As cerdas de náilon que usamos hoje foram desenvolvidas em 1938 por Robert Hutson, nos Estados Unidos.  Com o sucesso do novo modelo, muitos formatos foram testados desde então.

Criatividade antiga
O homem já usou galhos, folhas e até palitos de ouro para limpar os dentes. Por um longo período as escovas eram feitas com um osso como cabo e pelos de animais como cerdas. Uma escova mais parecida com a que usamos hoje, achada por paleontólogos na Europa, tem cerca de 300 anos.

Pelos de animais
No século XV, na China, a matéria-prima para as escovas eram pelos de animais, principalmente de porcos e cavalos, que eram amarrados a pedaços de ossos ou varas de bambu. O problema é que as escovas machucavam a boca das pessoas, além dos pelos acumularem umidade e acabarem mofando.

Escova coletiva
Por falta de recursos, na mesma época as famílias compartilhavam a mesma escova. Isso acarretava muitos problemas, pois um integrante da família passava doenças bucais para o outro.

Bambu
Hoje o mais indicado é usar escova com fibras ultramacias com mais de cinco mil cerdas, o que permite que a higiene seja feita sem desgastar o esmalte dental ou machucar as gengivas. Há também a opção em bambu, que é 100% biodegradável e não polui o planeta, podendo até ser plantada após seu descarte sem agredir o meio ambiente. Ah, e se jogadas fora, demoram apenas 30 anos para se decompor, tempo muito menor comparado ao do plástico.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade